Notícias do Pomar

Praga no tomateiro, o que fazer?

Publicação ajuda produtores de tomate a combater patógenos


O tomate é produzido praticamente no mundo todo, o cultivar está presente em mais de 170 países. A maior produção mundial de tomate, fica por conta dos chineses. Quando se trata de tomate para processamento o Brasil é o quinto mais produtor do mundo. Colher um tomate vistoso e sem ataque de pragas é o desejo de quase todo o produtor. 

Porém, o tomateiro estar suscetível a ataques de patógenos, como é o caso de fungos, bactérias e nematoides, o que causa dor de cabeça ao tomaticultor. A maioria dessas pragas atacam a cultura desde o plantio até o final da colheita. Pensando nisso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroindústria Tropical, publicou uma pesquisa que tem como objetivo contribuir com o setor. 

As informações estão disponíveis no Repositório de Tecnológica da Embrapa (Infoteca), o folder "Manejo da traça-do-tomateiro em tomate cereja em cultivo protegido, aborda técnicas de monitoramento de controle de pragas", por exemplo.

De acordo com os pesquisadores, o cultivo protegido pode diminuir o ataque de pragas e reduzir o uso de defensivos em até 80%. *Embrapa

Veja o folheto aqui: https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1142383/manejo-da-traca-do-tomateiro-em-tomate-cereja-em-cultivo-protegido#:~:text=Publica%C3%A7%C3%B5es-,Manejo%20da%20tra%C3%A7a%2Ddo%2Dtomateiro%20em,tomate%20cereja%20em%20cultivo%20protegido.&text=Resumo%3A%20Como%20o%20pr%C3%B3prio%20nome,e%20qualidade%20dos%20produtos%20agr%C3%ADcolas

Comentários