Como podar um limoeiro para que produza frutos maiores e mais suculentos
Pode ser podado em qualquer época do ano, exceto quando houver risco de geada
Podar um limoeiro: Os citrinos devem ser podados uma vez por ano para melhorar o conjunto dos ramos, a frutificação, melhorar a circulação do ar e a entrada de luz. Portanto, se queremos um limoeiro saudável e limões melhores, devemos podá-lo na hora certa para que a árvore possa crescer bem.
Os limoeiros podados darão frutos muito maiores e não precisamos nos preocupar com a quebra de galhos, pois a madeira dessas árvores é mais dura e resistente.
Quando é melhor podá-los? - É importante podar na hora certa para não perder a safra do ano.
Dependendo do estado da árvore, isso deve ser feito de maneiras diferentes:
Limão jovem: Pode ser podado em qualquer época do ano, exceto quando houver risco de geada. Já que está começando a se formar, é melhor podar um galho mal formado ou que não nos convém esperar um ano para fazê-lo.
Limoeiro com frutas: Quando acaba de produzir limões fazemos a poda e desde que não haja risco de geada.
O limoeiro pára o seu crescimento com a chegada das baixas temperaturas, pelo que não é aconselhável podá-lo no inverno porque as geadas são mortais para eles. Devemos fazê-lo após a estação mais fria ou no verão, quando é mais quente, ou seja, nos períodos em que o crescimento da árvore é interrompido. Algumas pragas que afetam esta árvore.
Como podar um limoeiro? - Antes de mais nada, precisamos de ferramentas desinfetadas, afiadas e se vamos podar vários limoeiros é preciso lembrar que devem ser limpos entre um e outro para não transmitir doenças. Precisaremos de uma tesoura de bigorna para os galhos mais finos e de uma lâmina de serra para os mais grossos. Quando se trata de poda, devemos seguir os seguintes passos:
- Comece a podar os ramos que estão secos.
- Todos os galhos que tocam o solo devem ser retirados, senão o limão vai tocar no solo e estragar-se.
- Os galhos que sobem verticalmente são sugadores que também devemos cortar.
- Os rebentos que emergem do tronco também devem ser cortados porque tudo o que fazem é consumir nutrientes.
- Selecione 3 ramos principais que são fortes, pois eles suportarão o peso dos limões.
- A seguir devemos apontar os ramos secundários que saem desses 3 ramos principais, aproximadamente 20 cm. Esses ramos devem ser bem direcionados, ou seja, não devem ser deformados ou emaranhados.
- Se houver ramos muito tortos ou no caminho, você pode cortá-los pela base.
- Se houver um galho principal muito longo e ele tiver um botão, corte o galho antes de o botão começar. Assim, o novo brotará na terminação do galho.
- Só devem ser podadas árvores com mais de 3 anos, exceto se quisermos alterar o curso de um galho que não nos convém.
- O resultado final será um limoeiro limpo, com uma copa pequena, com 3 ramos principais, com extremidades de cerca de 20 cm acima deles.
- Na primeira floração após a poda, devemos retirar as flores, pois isso fará com que os próximos frutos saiam mais fortes e muito melhores.
- Quando a árvore está mais vigorosa, devemos levar em conta que ela deve ser menos podada e se a árvore for fraca, poda-se mais para que os brotos saiam com força.