Eventos

VitiVino 2022 - II Simpósio de Viticultura e IV Colóquio Vitivinícola, 23 e 24 de novembro em Portugal

Submissão de trabalhos à organização até 15 de Setembro


Nos últimos 20 anos, a viticultura mudou e ganhou novos mundos, assumindo uma importância crescente em países sem qualquer tradição vitícola.

O setor vitivinícola português tem revelado uma boa dinâmica, produzindo vinhos com uma boa relação qualidade preço. Sem perder toda a carga dos 'terroirs', novos produtos surgiram em muitas regiões, com outras castas que não as autóctones, com outros sistemas de exploração da cultura, com outra responsabilidade ambiental.

Portugal possui uma grande riqueza na sua diversidade - de castas e de regiões vitícolas. Contudo, cada região precisa olhar de uma forma diferente para as várias componentes da viticultura, a que sempre se dedicou, desde as castas, pragas e doenças, mecanização, mão-de-obra, até à valorização e comercialização do produto final, seja ele o vinho ou as uvas.

Existem oportunidades de valorização de modos de produção ambientalmente mais sustentáveis e de aproveitamento da notoriedade do vinho do Porto para os outros vinhos. Para tal é necessária uma aposta forte na investigação e inovação, e as consequentes melhorias na informação, na adoção das inovações pelos agentes econômicos e na governação das partes interessadas.

É num contributo para a melhoria da vitivinicultura, com mais ciência, com mais conhecimento, com mais inovação, que é lançado o VitiVino22, que agrega o II Simpósio de Viticultura & IV Colóquio Vitivinícola da APH, numa organização da Sociedade das Ciências Agrárias de Portugal (SCAP) e da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a Associação de Viticultores do Concelho de Palmela (AVIPE), a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Pretende-se, neste evento, promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do setor, através da divulgação dos avanços científicos nas temáticas abordadas, a fim de se apontarem futuras linhas de investigação, que possam vir a colmatar problemas que surjam quer com a sanidade, quer com os recursos genéticos ou alterações climáticas, sempre na ótica da sustentabilidade da cultura da vinha.

Vivemos um momento de grandes desafios, numa transição climática, ecológica e digital, onde a vitivinicultura continuará a responder positivamente com mais conhecimento, com mais inovação.

Esperamos por vós no Vitivino2022, em Palmela, sejam bem-vindos! - Mais: https://aphorticultura.pt/eventos/vitivino2022/

Comentários