Notícias do Pomar

Custos para o uso de coberturas em pomares de abacate

As coberturas nos pomares de abacate modificam o clima dentro da plantação como temperatura, umidade, radiação e velocidade do vento


A interação desses fatores afeta a evapotranspiração da cultura. Nesse sentido, com o uso de tampas plásticas espera-se aumentar a eficiência no uso da água em pomares de abacate por meio da redução das perdas por evapotranspiração.

Descrição - Em um pomar comercial de abacate Hass de 14 anos localizado na comuna de Cabildo, província de Petorca, região de Valparaíso, foi instalada uma cobertura de plástico sobre a folhagem das árvores, conforme indicado na figura.

Custos associados ao uso de coberturas em pomares de abacate - A Tabela 1 mostra os custos associados à implementação desta técnica. A avaliação de custos foi projetada com uma duração do investimento de 10 anos, contemplando a renovação dos diversos itens de acordo com a sua vida útil nesse período. Como indicador anual do investimento, foi calculado o Custo Equivalente Anual (CAE).

Em relação à vida útil dos diferentes materiais utilizados na implementação desta técnica, está contemplada a duração de 10 anos para fios, pinças, roletes, retroescavadeira e o custo da mão de obra para a instalação das estruturas.

Já os mosquetões e as lonas plásticas devem ser substituídos três vezes a cada 10 anos. Em relação aos dias de manutenção, está prevista a realização dessa despesa anualmente.

Resultados do uso de coberturas em pomares de abacate - O efeito da cobertura plástica na redução da evapotranspiração foi determinado, através da medição de parâmetros do solo, da água e da planta, durante duas safras, em um setor de controle e um setor com cobertura de plástico.

Na análise das informações, observa-se redução do setor de meio ambiente protegido nas duas safras, em relação ao setor de outdoor. Os valores de redução da evapotranspiração da cultura (ETc), foram de 22% e 17%, para as safras 1 e 2 respectivamente.

Conclusões e recomendações - A cobertura plástica do abacate conseguiu reduzir a evapotranspiração da cultura em aproximadamente 20%, sem afetar o rendimento, o estado dos frutos e a fisiologia das árvores.

É uma técnica que possui um alto custo de investimento, portanto não é aplicável para pequenos sistemas de produção.

Exige uma verificação constante da estrutura (fios, tensores, roletes, âncoras) e tampa de plástico. O que aumenta os custos de manutenção, uma vez que é necessária mão de obra qualificada para essas tarefas.

Não é recomendado o uso desta tecnologia em áreas geográficas com condições adversas de vento (acima de 1,5 m/s).

Esta técnica não é aconselhável para ser implementada em todos os pomares de abacate, pois a relação custo / benefício não se traduz em maior rentabilidade do pomar. No entanto, em áreas de escassez de água se seu uso é recomendado. *O conteúdo deste artigo em nossa seção Agrotecnia foi preparado por Alejandro Antúnez B., Valeska Rojas B., Victoria Muena Z. e Carlos Zúñiga E./INIA La Cruz, para www.inia.cl , que foi revisado e republicado por Portalfrutícola .com

Comentários