Eventos

Novembro terá o 4º Encontro Enoconexão de Viticultura e Enologia

Edição do evento terá coorganização do Polo Turístico Circuito das Frutas, e será apresentado de forma híbrida, com palestras presenciais e ações remotas para oferecer, gratuitamente, informações técnic


O 4º Encontro Enoconexão, de 2021, coorganizado em parceria com o Polo Turístico Circuito das Frutas está marcado para a segunda quinzena de novembro, entre 22/11 e 25/11 de 2021, e ocorrerá em períodos vespertino e noturno. Os módulos presenciais e visitas guiadas serão realizados no Instituto Agronômico de Campinas - Centro de Frutas (IAC), de Jundiaí, SP. Todas as atividades principais serão veiculadas através da plataforma YouTube da Enoconexão.

Para realizar e inscrições e acompanhar a programação completa acesse: www.enoconexao.com.br/eventos.html

Com programações completas, realizadas entre 14h e 22h, e edição anual se dará de forma híbrida, através de palestras gravadas e retransmitidas, visitações em campo, além de conferentes presenciais. O Encontro é tradicionalmente conhecido, em Jundiaí e região de São Paulo, por oferecer informações a entusiastas e produtores, conteúdos técnicos e acadêmicos, além de dados primordiais às áreas de Enologia e Viticultura.

Para Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão, o evento é um momento pontual e necessário para análises dos setores, além do intercâmbio de informação, conhecimento e união entre produtores, acadêmicos e profissionais essenciais. "Sabemos que as dinâmicas aplicadas há quatro anos pelo Encontro culmina em resoluções técnicas e informações realmente úteis para o cotidiano dos profissionais que estão no Campo ou produzindo vinhos brasileiros", assegurou. 

Dados do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), publicados em 2021, apontaram que a produção nacional de uva chega a 1.446 milhão de toneladas anuais, destinadas ao mercado de frutas de mesa e de produção de vinho. 

Nesta nova edição, patrocinada pela Amazon Group, HCC Energia Solar, Pixlabel Rótulos e Embalagens, Capivari Madeira, Adega e Restaurante Beraldo di Cale e Sicoob Cooplivre (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), haverão degustações guiadas, oferecidas a partir da adesão de convites limitados (consulte as possibilidades no site oficial).

Entre os temas de destaque do ano estão: as abordagens sobre Variedades Resistentes, explanada pela PhD Asia Khafizova, (Grape Breeder - Vivai Cooperativi Rauscedo), as nuances do novo cenário da Vitivinicultura Paulista, pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas - Centro de Frutas (IAC), José Luiz Hernandes, além das características e possibilidades para a gestão de vinhedos sustentáveis, pontuadas pelo engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutor em Fitotecnia, Leonardo Cury. Características e vinificação de variedades híbridas também estarão na pauta, apresentadas por Celito Crivelaro Guerra e Giuliano Elias Pereira, da Embrapa Uva e Vinho.

A edição de 2021 trará, ainda, abordagens socioculturais do Enoturismo brasileiro a partir do olhar arquitetônico de Vanja Hertecet, do Turismo Receptivo apresentado pela consultora de Estratégia e Mercado, Juliana Haddad, e do Branding (Gestão de Marcas e Identidades), pelo professor e Produtor de Eventos, Paulo Vitor Targa.

Outro destaque está para a enóloga, pesquisadora, mestre em Tecnologia dos Alimentos (ênfase em maceração e composição fenólica) e doutora em ciências e tecnologia dos alimentos (ênfase em aromas e composição fenólica) Marite Carlin Dal'Osto, que abordará os processos produtivos e a avaliação da qualidade de vinhos produzidos pelo Circuito das Frutas.

Sobre o Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Enoconexão - O 4º Encontro Enoconexão provém da idealizado do Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste, criado em 2018, com o objetivo de se tornar um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.

O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí, cidade localizada no interior de São Paulo, e posteriormente ampliada para muitas outras regiões do Estado de São Paulo, como as demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.

Nas edições anteriores, o evento alcançou participantes de diversas regiões do Brasil e conseguiu promover, disseminar e compartilhar informações técnicas a respeito do plantio e cultura da uva e da produção de vinhos, além de criar e solidificar uma identidade cultural para o interior paulista. Ao longo dos anos, o Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste impactou mais de 50 mil membros da sociedade - tanto no remoto, quanto no presencial, contando com o apoio do Polo Turístico do Circuito das Frutas, importante instrumento do agronegócio, turismo e cultura que reúne os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O evento apresenta perfil técnico e sociocultural, ao ofertar informações e dialéticas comportamentais para públicos interessados nos setores de Viticultura, Enologia e Enoturístico estadual e nacional.

A edição de 2020 foi organizada, pela Enoconexão, também em parceria com o Polo Turístico Circuito das Frutas de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo e, por questões pandêmicas,, ocorreu de forma totalmente digital. O III Encontro contabilizou audiência máxima de 23.000 views no Canal (entre 11/11 e 04/12) com tempo médio de permanência dos públicos alvos e segmentados, durante as apresentações, de 45 minutos.

Quem faz a Enoconexão - A Enoconexão surgiu em Jundiaí, São Paulo, há cerca de cinco anos, a partir da demanda de amigos, representantes da Enologia e Viticultura e clientes, que necessitavam das aquisições de matérias-primas confiáveis e informações técnicas, além de dinâmicas plausíveis à elaboração cotidiana de vinhos de qualidade em pequena e média escala.

A Enoconexão está sob a direção de Rafael Alex Vicchini, Engenheiro de Alimentos, que atuou na indústria de sucos e polpas de frutas durante seis anos, como responsável técnico e gerente do setor de qualidade e acompanhou safras de produção de vinhos no Chile, em 2008. Vicchini permanece na área de vinhos e bebidas, há 13 anos e tornou-se responsável técnico pela Cooperativa AVA, cooperativa dos produtores de uva e vinho de Jundiaí. Como proprietário-diretor da EnoConexão, viabiliza o fornecimento de matéria-prima, insumos, consultorias e treinamentos para elaboração de vinhos.

Ao lado de Vicchini está a enóloga Ariana Sgarioni, formada, em 2016, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Atualmente à frente da Adega Beraldo di Cale (Jundiaí - SP) como enóloga responsável pela parte produtiva da empresa e implantação de novas técnicas de produção que garantem qualidade e diferenciação dos produtos no Mercado.

Ariana exerce, na EnoConexão, as oficinas de vinificação e elaboração de espumantes e consultora na área vitivinícola e já assumiu a presidência da Câmara Técnica Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo. Mais telefone: (11) 9.7154-8427 - [email protected]

Comentários