Notícias do Pomar

Poda de oliveiras: formação, produção e regeneração

A poda em um único pé permite um melhor gerenciamento da colheita mecanizada


Quer tenha uma única oliveira na sua horta ou campo, um pequeno lagar de produção selecionada ou uma produção em grande escala, a poda é um elemento vital para obter frutos de qualidade e rendimentos que fazem valer a pena o esforço. Hoje abordamos a questão da poda da oliveira em todas as suas variantes.

A importância da poda da oliveira - Com a  operação de poda , conseguimos direcionar a árvore para onde queremos, com a densidade vegetativa que queremos, a forma como a copa se expande, restringimos e dizemos para onde ela deve ir para que nos dê o que queremos. A poda também nos ajuda a equilibrar a produção (nem sempre é melhor produzir mais), até mesmo para reparar e restaurar peças danificadas. Alguém disse uma vez:  Quem lavra o olival pede fruta; quem paga, pede insistentemente; quem a poda obriga-o a dar-lhe. 

Tipos de poda de oliveiras de acordo com os objetivos:

  • poda de formação
  • poda de produção
  • poda de rejuvenescimento

Poda de formaçãoO objetivo é claro. Forme a árvore . Um conselho geral. Vários estudos demonstraram que as podas de treinamento severas, que não permitem que a árvore se desenvolva normalmente (conhecida como Garrote), não melhoram as capacidades produtivas, desequilibram o crescimento da árvore e a relação sistema radicular/sistema aéreo é desequilibrada. Então o melhor é uma poda respeitando o livre desenvolvimento da árvore. O número de pés dependerá, entre outras coisas, do tipo de coleta.

A poda em  um único pé  permite um melhor gerenciamento da colheita mecanizada. Alguns dizem que às vezes um único pé é grosso demais para vibrar. Acredito que isso seja uma questão de experiência e estudo, pois outros aspectos também devem ser observados, como a estrutura de plantio, para evitar o sombreamento entre os exemplares quando estão em plena produção. O fator de sombreamento dos copos geralmente é bastante limitante. Em geral, para produções grandes e intensas, é o sistema de escolha. O treinamento a pé em uma embarcação livre é o sistema mais difundido na Espanha para produção intensiva. Existem mais podas de formação como cônica invertida, policônica ou balão.

Podar a dois ou três pés - Por outro lado, temos a poda de treino tradicional da Andaluzia, que consiste na  poda de dois ou três pés . Este tipo de poda de treinamento é feito começando com um "grupo de pés emaranhados". Dependendo do vigor da espécie e seu desenvolvimento após uma média de 3 anos (ano para cima, ano para baixo), caules e galhos de menor vigor começam a ser eliminados, deixando sucessivamente os caules e galhos mais bem formados, mais vigorosos e mais separados. Eles não são podados de repente para deixar apenas 2 ou 3 pés. A remoção e desbaste de caules e galhos é feito progressivamente ao longo de vários anos até que finalmente deixe 2 ou 3 pés conforme desejado com uma altura média das cruzes de 1,20 m.

Poda de produção - Tendo em conta o que foi referido no primeiro parágrafo sobre a necessidade de a oliveira se formar "livremente", a poda de produção não pode ser intensa, mas também não podemos abandoná-la ao seu livre arbítrio. Vamos dar-lhe alguns  conselhos  sobre o que fazer para uma boa  poda de produção :

  • Ramos limpos e finos para facilitar a entrada de luz na maior parte da copa. Isso levará a uma melhor atividade fotossintética e maior e melhor produção.
  • Mantenha o tronco e os galhos principais sombreados. A exposição direta envelhecerá essas partes, reduzindo a vida produtiva da oliveira.
  • Controle as produções. Corte galhos secos e improdutivos para dar lugar a novos.

Quanto podar? - Depois de tudo isso você vai perguntar sim sim, e quanto eu tenho que podar? porque muito ou pouco não está dizendo algo concreto. Essa é a grande questão. A única forma de ter uma referência ao estabelecer uma poda de produção é o chamado  volume de copa por hectare.

Não existe fórmula mágica nem graus melhores ou piores de intensidade de poda. Como em quase todas as culturas, dependemos de muitos, muitos fatores. A variedade (componente genética), o tipo de solo, o tipo de poda de formação, a disponibilidade de água, todos influenciam na qualidade final do fruto e, portanto, no volume da coroa que devemos deixar na poda da azeitona árvore.

Poda de regeneração - A poda de regeneração é essencial se quisermos manter uma boa produção por um número aceitável de anos. De fato, o caráter vecero da árvore  diminui notavelmente.

Esta é a poda que evita que o espécime apresente sintomas de "cansaço" e envelhecimento precoce. Como qualquer espécie de planta, após a produção máxima entrará em fase de declínio, fase que pode ser mitigada na oliveira de forma muito satisfatória devido à sua propriedade auto-regenerativa.

Quando um galho tem brotos, ventosas em madeira velha, pode ser um sinal de decomposição. Ao brotar esses botões de forma natural ou forçada, eles podem dar novos ramos, rejuvenescendo novamente com qualidades e produções adequadas.

De fato, é altamente recomendável manter uma  poda de rejuvenescimento contínua e escalonada  para manter uma produção constante por um longo número de anos.

Recomendações de poda para a oliveira de "jardim"

Se você esteve atento, terá visto que o que foi dito até agora são recomendações técnicas para produções com fins comerciais, seja em pequena ou grande escala. E o que acontece se eu quiser apenas podar a oliveira que tenho no meu jardim ou pomar?

Não te preocupes. Para coisas assim, você não precisa quebrar tanto a cabeça. A poda da oliveira para alguns exemplares não requer tanto estudo.

Recomendações que o ajudarão:

  • Altura da ramificação:  Entre 0,80 - 1m é aceitável para que o tronco comece a arrancar galhos. Essa pode ser a altura ideal para começar a ramificar
  • Durante os primeiros 3 anos  só podamos os rebentos e rebentos que saem abaixo da altura da ramificação.
  • Durante os próximos 2 ou 3 anos , podar os ramos para que não tenhamos mais de 3 ramos principais. Se possível 2 e comece de um ponto diferente. Em 6 anos a oliveira estará formada.
  • Nos anos posteriores,  faça a poda de produção (retirando os galhos que não produzem e secam).
  • Realize a poda de rejuvenescimento  , se necessário, após alguns anos. Também não espere muito.
  •  

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agrotécnica foi elaborado por www.agromatica.es , que foi revisado e republicado por Portalfrutícola.com

Comentários