Notícias do Pomar

O morango branco: a herança agroalimentar do Chile

Características únicas do morango chileno ou morango branco, destacam-se seu aroma, sabor, doçura, textura, suculência e maciez, que o tornam um produto de alta demanda, apesar de sua escassez


Esta fruta está enraizada nas memórias de infância de quem a consumia, especialmente nos arredores da Cordilheira Nahuelbuta, entre as regiões de Biobío e La Araucanía, apesar de ser endêmica de nosso país ao longo da costa em setores das Cordilheiras da Costa e os Andes. Sua comercialização e consumo foram abundantes ao longo da história e até o final do século XX, o que significa que ainda existem consumidores dispostos a pagar cerca de 25.000 pesos por quilo.

No entanto, e como indicado no boletim "Resgate e valorização do morango branco no território de Nahuelbuta" publicado pelo INIA Quilamapu em 2018, a área desta fruta diminuiu drasticamente na última parte do século passado, como resultado da erosão dos solos em que cresce, da competição pela água com as plantações florestais e da ausência de manejo agronômico adaptado às novas condições. Os efeitos recentes da mudança climática caracterizada pela crise hídrica, o empobrecimento do solo e a devastação dos incêndios florestais, não fizeram mais do que aumentar a pressão.

Resgate do morango branco - Neste contexto e com o apoio da Fundação para a Inovação Agrária (FIA), os pesquisadores do INIA Quilamapu executaram entre 2015 e 2018 um projeto destinado a resgatar ecótipos locais de morangos brancos no território de Nahuelbuta, e promover sua produção agroecológica entre os pequenos agricultores. O trabalho contemplou a massificação in vitro de 6 mil espécimes sadios de morango branco e sua reintrodução na área, juntamente com a capacitação de produtores dos municípios de Contulmo e Purén, para massificar este fruto patrimonial chileno.

Um dos produtores que fez parte deste projeto foi Jairo Carvajal (hoje agrônomo), que pertence a uma família de agricultores do setor de Manzanal de Purén, que se dedica há gerações à produção de morangos brancos. Foi por isso que, no âmbito da Jornada do Património 2023 e em articulação com o Gabinete Técnico do INIA em Cañete, convidou o seu pai, Patricio Carvajal, o seu avô, Aurelio Carvajal e o seu vizinho, Sofanor Neira, para partilhar experiências. o cultivo do fruto amado.

Durante o dia realizado no Museu Mapuche em Cañete, eles concordaram que as condições atuais estão longe de algumas décadas atrás, uma época em que o solo era ótimo e favorecia uma grande produção. "São poucos os agricultores que estão trabalhando com isso hoje (...) antes éramos muitos, mas agora está diminuindo porque as pessoas estão deixando as roças (...) a questão climática tem nos castigado de qualquer maneira", Patricio Carvajal comentou.

Sofanor Neira, por sua vez, trabalha com morangos brancos há 70 anos, desde a época em que ela e um de seus irmãos pegavam os trens que ligavam Concepción a Los Angeles para vender. "Fomos com uns vizinhos à fábrica de conservas, compraram-nos fruta suficiente para trabalharmos", recorda. Tanto ele quanto seus vizinhos não perdem a esperança de que esse produto consiga se manter e continuar com seu cultivo.

O responsável do Gabinete Técnico de Cañete do INIA, Mario Saavedra, destacou que o trabalho de resgate e valorização dos morangos brancos gerou muito impacto no território. "Foi o início de uma série de outras iniciativas de resgate de sementes tradicionais, como feijão, milho e trigo, todas publicadas no livro "Tukukawe", em 2021.

Descrição das variedades de morangos ou morangos - As variedades de morangos (gênero Fragaria) são classificadas de acordo com suas necessidades de luz do dia, em variedades de dias curtos e variedades de dias neutros.

Variedades de morangueiro de dias curtos - Grupo de variedades que respondem ao fotoperíodo (duração do dia) necessitando de dias curtos (menos de 14 h de luz) para desenvolver botões florais. Apresentam geralmente duas épocas de colheita na época. Destacam-se as cultivares 'Camarosa' e 'Benicia'.

Tabela 1. Características agronômicas de cultivares de dias curtos plantadas em duas épocas diferentes (verão e outono). Todas as datas mencionadas são para o hemisfério sul, principalmente Chile e Peru).

Cultivar Camarosa - Mercado: muito boa aptidão para o mercado in natura e agroindústria (congelados). - Planta: variedade de grande vigor e bom desenvolvimento radicular. - Frutos: cor externa vermelha escura e polpa vermelha intensa. Fruto de grande firmeza. - Doenças: sensível ao oídio. - Densidade de plantio: 55.000 plantas/ha (29 cm entre plantas).

Cultivar Benicia - Mercado: boa aptidão para agroindústria (congelados) e também para o mercado in natura. - Planta: porte e vigor semelhantes à 'Camarosa'. - Frutos: polpa e coloração externa vermelha. Firme, com aquênios mais afundados e sem deformidades. - Doenças: destaca-se a sua resistência ao oídio e tolerância à chuva. - Densidade de plantio: 55.000 plantas/ha (29 cm entre plantas).

Variedades de morangos neutros do dia: Grupo de variedades que não respondem ao fotoperíodo (duração do dia), ou seja, requerem apenas temperaturas adequadas (acima de 12 °C no solo) para desenvolver botões florais. Apresentam produção e tamanho de frutos mais homogêneos ao longo da estação. São variedades com muito boa aptidão para o mercado in natura, que também representam uma excelente alternativa comercial para produção fora de época através de cultivo forçado (túnel ou estufa). Destacam-se as cultivares 'San Andreas', 'Albion', 'Monterey' e 'Aromas'.

Tabela 2. Características agronômicas de cultivares de dia neutro plantadas em três diferentes estações do ano (primavera, verão e outono).

Cultivar Albion: - É a variedade com maior área e desenvolvimento no Chile. - Variedade moderadamente neutra. - Mercado: muito boa aptidão para o mercado in natura, é a variedade que acumula maior quantidade de açúcar, sendo esta também muito procurada para congelados. - Planta: tamanho intermediário de crescimento inicial lento com baixas temperaturas na primavera. - Fruto: cor exterior vermelha com ombros mais claros a baixas temperaturas e polpa de cor moderada, com grande acumulação de açúcar (10-14 °Brix). Frutos muito firmes, com excelente durabilidade pós-colheita. - Doenças: maior resistência ao oídio. - Variedade cultivada no Chile desde a safra 2008-2009. - Densidade de plantio: 62.000 plantas/ha (27 cm entre plantas).

Cultivar San Andreas: - Variedade moderadamente neutra, com maior precocidade, o que representa uma qualidade interessante para produção de frutas em cultivo forçado (túnel). - Mercado: muito boa aptidão para o mercado in natura pois é a variedade que apresenta maior tamanho e homogeneidade de frutos, também para agroindústria (congelados). - Planta: porte intermediário com crescimento vegetativo inicial rápido, portanto deve ser plantada com temperaturas adequadas (acima de 12°C no solo), plantada com muito frio, apresenta excesso de vigor e período vegetativo mais longo. - Frutos: coloração externa uniforme e polpa mais clara. Frutos muito firmes com excelente durabilidade pós-colheita. - Doenças: em geral, é a variedade que tem apresentado maior resistência às doenças da folhagem e do solo. - Densidade de plantio: 62.000 plantas/ha (27 cm entre plantas).

Variedades de morangos/Cultivar Monterey: - Variedade moderadamente neutra, com floração abundante. - Mercado: muito boa aptidão para o mercado in natura pois produz frutas com sabor marcante em doçura, também para agroindústria (congeladas). - Planta: maior, com crescimento vegetativo inicial rápido, por isso deve ser plantada com temperaturas adequadas (acima de 12 °C no solo), pois se for plantada em condições muito frias apresenta excesso de vigor. - Frutos: coloração externa uniforme e polpa vermelha. Frutos firmes com boa durabilidade pós-colheita. - Doenças: suscetível ao oídio. - Densidade de plantio: 60.000 plantas/ha (28 cm entre plantas).

Variedades de morangos brancos: A mãe dos morangos do mundo - O morango branco, (Fragaria chiloensis) espécie nativa do Chile, que há mais de 100 anos foi trazida para a Europa por um francês, e foi utilizada como material genético no cruzamento do morango tradicional (Fragaria ananassa). No Chile, existem alguns lugares onde esta espécie particular é encontrada, sendo o mais emblemático a Cordilheira de Nahuelbuta, formada pela comuna de Purén e Contulmo, nas regiões de La Araucanía e Biobío, no sul do Chile. *PortalFruticola

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi elaborado por Vilma Villagrán D. - Engenheira Agrônoma, Michel Legarraga D. - Engenheiro Agrônomo, MSc. e Benjamín Zschau V. - Engenheiro Agrônomo, para www.inia.cl, que foi revisado e republicado por Agronotips.com

Comments