Notícias do Pomar

Manejo eficaz da cultura da manga: principal aliado no combate a pragas e doenças

No caso dessa doença (antracnose), são realizados tratamentos hidrotermais, mas a principal ferramenta que os produtores devem ter é, principalmente, o manejo


Para entender melhor as principais pragas e doenças que afetam a cultura da manga, entrevistamos o Dr. Rafael Gómez Jaimes, um dos pesquisadores de maior prestígio nesta área do INIFAP do México, que revela as ferramentas necessárias para lidar com elas .

Como explica o Dr. Rafael Gómez, "a praga mais importante pelo que isso implica é a mosca-das-frutas, porque é uma praga que está em quarentena, é também uma praga que tem limitações na exportação de mangas, que é por isso que muitas vezes essa praga é a limitação mais séria para poder exportar mangas para outros países, como é o caso do México. Então, existem programas diferentes, digamos, para poder resolver esse problema".

Além disso, acrescenta que "falando de outras pragas, também temos escamas, que também são muito importantes. Assim como a mosca-das-frutas, as escamas têm a peculiaridade de afetar a fruta, então quando afeta a fruta, obviamente prejudica a qualidade, e se houver uma manga que não tenha qualidade ou já esteja afetada, isso limitará sua comercialização. Quando o marketing é feito localmente, digamos em nível de país, pode não haver tantas restrições, mas se você quiser acessar outros mercados, é uma forte limitação."

Tripes: Uma das pragas mais importantes - Nosso entrevistado também comenta o grave problema dos tripes e destaca que "outra das pragas que é um problema são os tripes, são outros insetos como os dois anteriores que mencionei, e eles também afetam fortemente os frutos, eles não estão distribuídos em todas as regiões como é o caso da mosca da fruta ou escama, há certos lugares onde eles são um problema sério. Há locais onde não ocorrem com grande intensidade mas há outros onde pode haver problemas graves, mesmo as infestações podem ser superiores a cinquenta por cento, ou seja, se tiver dez mangas, cinco ou mais podem ser afetadas, e a qualidade do fruto é afetado.

 

Então, também, por sua importância, acredito e considero que essas seriam as pragas mais importantes, pelo menos para o México. Existem outros, mas por questões de qualidade e marketing, esses seriam os mais relevantes. Obviamente, qualquer praga que não seja combatida e que não seja gerenciada, pode se tornar um problema sério".

Ao mesmo tempo, o Dr. Rafael Gómez acrescenta que "no caso de pragas aqui no México há campanhas para a mosca-das-frutas, em que o manejo é feito principalmente com armadilhas, e a ideia aqui é diminuir as populações, neste caso, as altas incidências da praga, de tal forma que isso permite que os pomares que são colhidos tenham uma baixa prevalência ou não tenham moscas-das-frutas, para que essas mangas possam ser comercializadas sem qualquer tipo de restrição ou problema.

Tratamento da antracnose - Em relação ao tratamento de uma praga como a antracnose em manga, nosso entrevistado destaca que "no caso dessa doença, são realizados tratamentos hidrotermais, mas a principal ferramenta que os produtores devem ter é, principalmente, o manejo. Qualquer tipo de problema que é visto após a colheita, ou que ocorre durante a colheita, é um problema que vem do campo, então aqui o importante é fazer um bom manejo desde que o fruto esteja lá ou da floração no campo, para que então não há problemas de pós-colheita, porque quando há problemas, já é muito difícil resolver praticamente os problemas que já surgiram".

Soluções para Malformação Floral - Em relação à malformação floral ou "vassoura de bruxa" em manga, o Dr. Rafael Gómez considera que "vassoura de bruxa ou malformação floral é uma doença, muitos estudos foram feitos, você tem muitos anos. data não se sabe exatamente qual é a causa. Os últimos estudos realizados dizem-nos que é um problema de stress, que muitas vezes se reflete na planta devido ao excesso de etileno e cianeto, mas também está intimamente relacionado com um fungo chamado Fusarium, de espécies diferentes, e é aí que é um ácaro que também serve para transportar os esporos desse fungo, e que auxilia na ocorrência desta doença. Sabemos que esta doença afeta principalmente os botões e as inflorescências, portanto, se a inflorescência for afetada, obviamente não haverá frutos, e sem frutos não há produção".

Prevenção: Melhor ferramenta - "Dito isso, algo importante com a Vassoura de Bruxa é, acima de tudo, a prevenção. Quero dizer que nos pomares que vimos e que há alta incidência da doença, em muitos casos se deve ao descuido, ou seja, o produtor observa algumas inflorescências que apresentam sintomas, e as deixam ano após ano, e essa doença ela se espalha com o tempo, porque chega uma hora que todo o pomar pode ficar totalmente danificado, depois fica muito difícil manejar direito.

Aqui o mais importante está no pomar quando está apenas começando, aos primeiros sintomas que se observam, é necessário tentar eliminar aquelas inflorescências, ou aqueles botões que estão afetados, e devem ser removidos do buraco, para menor neste caso a quantidade de esporos falando sobre Fusarium. Então, algo importante é que, para realizar um bom manejo de poda, por outro lado, ele comentou que também é um problema de estresse, e é preciso evitar ao máximo, que os pomares fiquem estressados. Como eles ficam estressados? Bom, por questões hídricas, quando não tem água, eles não estão bem nutridos, muitas vezes em solo pobre, então tem que ter um bom manejo do pomar para evitar em grande parte esses problemas de estresse" , enfatiza nosso entrevistado. *Francisco Seva Rivadulla. Periodista Agroalimentario Internacional/PortalFruticola.

Comentários