Notícias do Pomar

Giro Técnico e V Field Day on Rootstocks from CG Series

Temas: Porta-enxertos da série CG, poda mecânica, raleio químico, desfolha mecanizada, manejo de pomares novos e sensores de irrigação


O grupo de pesquisa em Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizou o Giro Técnico e V Field Day on Rootstocks from CG Series. O evento ocorreu no dia 14 de Janeiro de 2021, em Caxias do Sul/RS e contou com mais de 170 inscritos, 15 cidades participantes, 4 estados e 20 empresas.

O objetivo do encontro foi debater a difusão e trocar informações técnico científicas sobre o setor produtivo da maçã e a divulgação de resultados dos novos porta-enxertos da série CG. Desde 2017, foram implantadas áreas experimentais em várias empresas nos três estados do Sul do Brasil, com objetivo de encontrar novos porta-enxertos de macieira compatíveis com as exigências dos pomicultores.

O evento contou com visitas técnicas em diversas áreas experimentais e propriedades da região, abordando temas como: Porta-enxertos da série CG, poda mecânica, raleio químico, desfolha mecanizada, manejo de pomares novos e sensores de irrigação.

O professor de Fruticultura, Leo Rufato do CAV/UDESC, apresentou dados de pesquisa realizada nas cidades de Painel, Fraiburgo e São Joaquim, em Santa Catarina, Vacaria e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. "Os porta-enxertos da série CG, vem demonstrando características particulares positivas, as quais colocam os mesmos em posição de destaque, alguns desses porta-enxertos já se encontram em mercado e resultam ganho de rentabilidade para o produtor" afirma Leo Rufato.

Além disso, participantes do evento, entre, comunidade acadêmica, produtores e empresas, só têm a crescer com as informações disseminadas pelo mesmo e em conjunto alavancar o crescimento do setor produtivo de macieira.

Comentários