Notícias do Pomar

Frutas para pomar: limão, abacate, goiaba, sobre o cultivo e mais

Escolha as melhores árvores frutíferas para o seu pomar


Quais são as melhores frutas para o pomar? Existem diversos tipos de frutas que podem ser bem plantadas em um pomar, usando apenas um espaço do seu jardim.

Com cultivo fácil, elas não requerem cuidados excessivos e podem ser ótimas opções na hora de economizar nas compras semanais na feira e, além disso, deixam o jardim mais bonito e colorido.

As opções são bastante variadas: limão, abacate, banana, maracujá e até goiaba integram a lista de frutas que, caso bem cultivadas, podem crescer rapidamente e ficam prontas para consumo imediato ou para a preparação de sobremesas e outros pratos especiais.  

A seguir, confira cada uma dessas frutas e veja dicas para cultivo, como a melhor iluminação, o tipo de terra, a frequência de rega, entre outras. Assim, você garante que suas frutas se desenvolvam adequadamente e consegue aproveitá-las ao máximo. 

Lista de frutas para o pomar - Assim como as espécies de frutas são diferentes umas das outras, elas também possuem necessidades diferentes na hora de seu plantio e cultivo. Por isso, é comum ter dúvidas na hora de fazer o seu pomar. A seguir, confira dicas para o crescimento de cada uma das principais frutas de fácil cultivo.

Limão - O pé de limão deve ser plantado em regiões com alta umidade do ar e com temperaturas que costumam variar entre os 23ºC e os 32ºC. O ideal é cultivar o limoeiro bem no início da primavera, quando a temperatura é ideal para que ele se desenvolva bem. Além disso, o limão precisa de pelo menos 6 horas diárias de exposição ao Sol. 

A iluminação deve ser levada bastante a sério quando o assunto é o plantio do limão. A poda pode ser realizada no inverno, retirando os ramos que possam estar doentes ou secos. O solo não deve ficar encharcado, mas ser sempre úmido e fértil.

Abacate - A temperatura ideal para o plantio de um abacateiro varia entre 18ºC e 25ºC, já que a planta se adapta bem a climas um pouco mais quentes, mas não tolera excesso de frio e ventos fortes. O solo para o plantio adequado do abacate deve ser rico em matéria orgânica e sempre bem drenado. 

Além disso, é ideal que ele seja profundo. Assim, as raízes do abacateiro podem se formar adequadamente. O abacate é plantado a partir de seu caroço. Por isso, para um plantio satisfatório, ele deve ser bem limpo e, antes de ser plantado no solo, ele deve criar raízes e brotar em um pote com água. 

Goiaba - A goiabeira tem origem na Mata Atlântica e, por isso, o melhor clima para ela é o subtropical ou tropical, que varia entre 25ºC e 30ºC. A goiabeira não é muito tolerante ao frio extremo e a ventos fortes. Por isso, evite plantá-la em locais onde as temperaturas são muito baixas.

Quanto ao solo, a goiabeira se adapta a tipos bastante variados, mas não se desenvolve bem caso o solo esteja mal drenado. O ideal é que ele também seja rico em matéria orgânica e protegido do frio - também é importante evitar fazer podas da goiabeira no inverno. 

Amora - A amora também é uma boa fruta para ser plantada em seu pomar. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, mas a amoreira se desenvolve melhor em um clima úmido e com temperaturas que variam entre 24ºC e 28ºC. O ideal é que o solo para a amoreira seja profundo e úmido, mas nunca fique encharcado. 

É importante também que o solo seja fértil, mas não precisa de adubação excessiva - um fertilizante vendido em lojas de jardinagem já pode ser suficiente. É importante regar a amoreira com certa frequência e, durante o inverno, fazer a poda da árvore.

Banana - A bananeira é outra árvore bastante interessante de ter em seu pomar, já que seu fruto costuma ser bastante consumido. O plantio da banana pode ser feito o ano todo, desde que o solo seja bem irrigado (mas também adequadamente drenado), fértil e rico em matéria orgânica. 

A temperatura ideal para plantar uma bananeira varia entre os 22ºC e os 31ºC. Caso a árvore seja plantada em uma região mais seca, a melhor época para o plantio é durante o início da época mais chuvosa. A bananeira não tolera geadas e deve ser plantada com uma luminosidade de ao menos 12 horas de exposição ao Sol. 

Manga - Outra árvore que produz um fruto bastante consumido é a mangueira. Ela é bem versátil e se adapta a qualquer tipo de solo, desde que ele não seja encharcado - o que a torna ideal para quem quer plantar árvores mais "práticas". O clima para a mangueira deve ser quente, entre 20ºC e 29ºC. 

Em regiões muito secas, é importante que o sono seja irrigado com mais frequência. No entanto, é sempre importante observar bem a terra para verificar se ela está encharcada. Além disso, a mangueira prefere ser cultivada sob o sol pleno. 

Maracujá - O maracujá pode ser cultivado a partir de suas próprias sementes, desde que elas sejam lavadas e secadas com um papel antes de serem plantadas. A planta se desenvolve melhor em regiões com sol pleno. No entanto, caso ele seja plantado em áreas com temperatura muito alta, o ideal é posicionar a plantação sob a sombra parcial. 

O solo deve ser rico em matéria orgânica, e a melhor época para o plantio é entre julho e agosto. Um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento do maracujá é o potássio. Por isso, é importante que o fertilizante escolhido o tenha. A rega deve ser feita somente quando o solo estiver muito seco. Ele deve ser bem drenado.

Figo - O solo para a plantação do figo deve ser areno-argiloso, rico em matéria orgânica e sempre bem drenado. O clima ideal para o seu plantio é o temperado, mas ele se adapta bem a climas mais quentes (o que inclui as altas temperaturas do verão). 

O local de plantio da figueira deve ser bem iluminado, com sol pleno. A rega deve ser feita sempre que a terra estiver seca, e a poda pode ser feita sempre que houver folhas ressecadas ou doentes, mas principalmente no fim do inverno. 

Nêspera - O plantio da nêspera pode ser feito usando as próprias sementes do fruto. Ela se desenvolve muito bem em climas quentes e úmidos, mas também é tolerante ao frio (incluindo temperaturas abaixo de 0ºC). 

O solo para o plantio da nêspera deve ser úmido, mas nunca encharcado. Além disso, é importante que ele seja bem fértil. A rega deve ser feita sempre que o solo estiver ressecado. A nespereira é uma árvore ideal para quem quer um plantio mais prático ou tem uma rotina corrida, já que ela se adapta bem ao ambiente.

Kiwi - O plantio do kiwi também pode ser feito a partir de suas sementes, que devem germinar dentro de um pote com água, na geladeira, em um período que varia entre 7 e 20 dias. O solo para o kiwi deve ser rico em matéria orgânica e levemente ácido. 

A planta se desenvolve bem em temperaturas mais amenas, mas costuma resistir bem tanto ao frio quanto ao calor. Ao contrário da maioria das árvores, o kiwi não deve ser plantado sob o Sol pleno. A rega para o kiwi deve ser feita, no mínimo, semanalmente, especialmente em épocas mais secas. 

Laranja - A laranja é outra fruta interessante para ter em seu pomar - e que também pode ser cultivada através de suas sementes. A laranjeira pode ser plantada em qualquer período do ano, mas preferencialmente em dias nublados. O solo para o seu plantio deve ser arenoso-argiloso e fértil, além de sempre úmido, mas nunca encharcado. 

O clima ideal para o desenvolvimento da laranjeira varia entre 23ºC e 32ºC. É importante que o local para plantio da laranjeira tenha boa luminosidade e sol pleno. 

Mamão - O mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano, mas os meses com mais chuva são ideais para que a árvore se desenvolva bem. O clima ideal para o seu plantio varia entre 22ºC e 26ºC ? e ele precisa de Sol pleno além das chuvas mais frequentes.

Isso ocorre porque o mamoeiro precisa de um local bem irrigado para se desenvolver, mas nunca encharcado. Além disso, ele requer adubações uma vez ao mês ou, caso o solo seja mais úmido, a cada dois meses. O mamoeiro também deve receber luz solar direta por, pelo menos, 4 horas ao dia. 

Jaca - A jaca também pode ser uma boa opção para plantio em seu pomar. Ela requer um solo que seja fértil e sempre bem drenado para se desenvolver. Além disso, a jaqueira se desenvolve melhor em ambientes quentes e úmidos: o ideal é cultivá-la em uma época de bastante sol, com temperatura em torno de 25ºC.

Além de fértil, úmido e bem drenado, o solo para o plantio da jaca deve ser arenoso-argiloso. A jaqueira requer várias horas de exposição direta ao sol para se desenvolver adequadamente e, por isso, deve ser plantada em um local onde haja sol pleno.

Caqui - Quando bem cultivado, o caqui pode ser uma fruta deliciosa. As melhores épocas para o seu cultivo são o verão (quando ele irá requerer mais rega) e no inverno. O solo deve ser bem drenado, profundo e com acidez mais neutra. É importante regar o caquizeiro frequentemente, sobretudo na época de seu crescimento. 

O local de plantio do caqui deve ter boa luminosidade e sol pleno. O clima para a fruta deve ser mais ameno: é importante evitar frio ou calor extremo. Por isso, evite plantar a fruta em locais onde existem geadas.

Jabuticaba - Outra fruta bem interessante para se plantar é a jabuticaba. O período ideal para o plantio da jabuticaba é no início da estação com chuvas mais frequentes. O solo deve ser fértil, profundo e bem úmido, mas é importante evitar encharcá-lo. Por isso, é importante observar se a terra está seca antes de regá-la.

O clima para o plantio da jabuticaba deve ser ameno. É importante evitar o frio ou o calor extremo ? embora a planta seja tolerante a períodos de temperaturas mais baixas. A jabuticabeira requer um ambiente bem iluminado e com Sol pleno para se desenvolver.

Escolha as melhores árvores frutíferas para o seu pomar! - Agora que você já conhece várias opções de frutas para plantar em seu pomar, bem como suas condições de cultivo, já pode começar a escolher as que você mais gosta para o seu pomar. É importante seguir corretamente as instruções para cultivo, assim, as suas árvores podem crescer satisfatoriamente.

Os materiais necessários para o cultivo dessas árvores podem ser adquiridos em lojas de jardinagem, sejam elas online ou físicas. Além disso, você também pode usar fertilizantes caseiros ? como cascas de frutas, de ovo e, em alguns casos, borra de café ? para que a terra fique ainda mais rica em nutrientes. 

Para fazer o plantio usando as sementes, basta comprá-las na internet ou retirá-las de algum fruto (o que é mais fácil e barato). Sempre que necessário, elas devem ser germinadas fora da terra, em um pote com água (deixe-as descansando por alguns dias até que as raízes comecem a aparecer). *https://portalvidalivre.com/

Comments