Conheça os produtores exportadores de laranja do Frutas do Brasil
A safra de suco de laranja de 2022/2023 fechou com um volume total de 586.313 toneladas, e cresceu 17% em exportações no final de 2022
Você sabia que as laranjas brasileiras têm um papel fundamental na economia do país? Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores da fruta do mundo. Em 2021, o país registrou a exportação de mais de um milhão de toneladas de laranjas, consolidando-se como um dos principais fornecedores globais dessa fruta cítrica.
No projeto Frutas do Brasil - programa de internacionalização promovido pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) - há seis participantes que atuam com a produção e exportação dessa delícia rica em nutrientes essenciais.
Além de gerar empregos diretos e indiretos, essa produção impulsiona o setor agrícola, contribui para o crescimento econômico do país e fortalece a imagem do Brasil como um importante produtor de frutas de alta qualidade no mercado internacional. Para se ter uma ideia do tamanho dessa produção, a safra de suco de laranja de 2022/2023 fechou com um volume total de 586.313 toneladas, e cresceu 17% em exportações no final de 2022. As produções estão concentradas no estado de São Paulo, que lidera o ranking, seguido por Minas Gerais e Paraná.
Abaixo, você descobre informações sobre as empresas produtoras exportadoras de laranja participantes do projeto Frutas do Brasil, e conhece um pouco mais sobre as empresas que movem essa potência.
Gibran Exportadores de Frutas Cítricas Ltda
Fundada por Antonio Gilberto Ricardo de Oliveira e Antonio Aparecido Batista Pereira em 1985, a Gibran começou a exportar a Lima Ácida Tahiti em 1996, visando expandir seus mercados e clientes. Em 2005, a empresa ampliou suas instalações em Itápolis, São Paulo, e atualmente possui duas unidades de processamento, uma para exportação e outra para o mercado interno. A empresa produz limão, laranja e tangerina. Possui também a certificação GLOBAL G.A.P, referência de Boas Práticas Agrícolas (BPA), sendo a certificação mais aceita e reconhecida no mercado de frutas.
BeFruit Comércio e Exportação Ltda
A BeFruit é uma empresa especializada na produção e exportação de frutas tropicais. Sua história começou em Minas Gerais, estado localizado no sudeste do Brasil, com a Fazenda Santa Sofia, estabelecida na década de 1870 como uma das maiores produtoras de café do mundo. Com o tempo, a fazenda diversificou sua produção para cana-de-açúcar, laranja e limão. Em 2012, a empresa se tornou uma referência na produção de cítricos, investindo em tecnologia e inovação. Agora, além de produzir, embala e comercializa seus produtos no mercado interno e externo, utilizando um moderno Packing House.
Fundada em 1967, a Cutrale é especializada na citricultura. Ela possui fábricas em várias cidades brasileiras, incluindo Araraquara, Colina, Conchal, Uchôa e Itápolis. Com cerca de 18 mil colaboradores durante a safra, a destaca-se na produção e processamento de sucos de alta qualidade para os mercados globais. Além disso, também possui a certificação Rainforest Alliance Certified - IMAFLORA, em reconhecimento a utilização de boas práticas de produção agrícola.
MBR Comércio Exp. e Imp.
Sediada em São José dos Campos, no sudeste do Brasil, a MBR produz e exporta, além da laranja, uma variedade de outras frutas, como manga, limão, mamão, figo, caqui, melão, uva, goiaba e maçã. A empresa destaca-se por fornecer aos clientes uma solução abrangente para o fornecimento de um variado conjunto de produtos, com ênfase na excelência do serviço, confiabilidade e qualidade das frutas distribuídas.
MNS Comércio de Produtos Agropecuários Ltda - MNS
Outra empresa de destaque é a MNS Comércio de Produtos Agropecuários Ltda - MNS, localizada em Pilar do Sul, São Paulo. Seu portfólio de produção e exportação inclui goiaba, abacaxi, ameixa, atemóia, banana, caqui fuyu, laranja, limão, maçã, mamão, papaia, manga e melancia. Desde 2004, o Grupo MNS tem se empenhado em levar aos consumidores produtos mais saudáveis, seguros e saborosos, sendo essa a sua principal missão. A filosofia corporativa da empresa busca garantir que esses princípios sejam efetivamente implementados e vivenciados no dia a dia.
Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM)
Situada na cidade de Leme, em São Paulo, a ABCM atua juntamente com os Órgãos Públicos: MAPA e OEDSV´s fazendo gestão e discutindo a legislação e respectivas atualizações da produção de citros. Desde a produção de mudas, plantio, manejo, colheita e comercialização, apresentando sugestões e ações em prol das frutas cítricas: laranja, limão e tangerina
Sobre o Frutas do Brasil - A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas - A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.