Eventos

O setor de frutas e vegetais de todo o mundo se reúne na Macfrut 2024

Entre os novos participantes estão a Índia , que participa com cerca de 50 grandes compradores de alto nível, Turcomenistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Líbano, Brasil e Argentina


De 8 a 10 de maio de 2024, no Rimini Expo Centre, 1.400 expositores (+22%), dos quais 40% são estrangeiros, e 1.500 compradores de alto nível. Exposições temáticas, com enfoque global na Uva de Mesa, na Península Arábica e na Região da Apúlia como áreas associadas. Frutas e legumes, um setor estratégico para Itália: uma produção de 16.000 milhões de euros e exportações de 11.600 milhões (produtos frescos e processados)

O setor de frutas e vegetais de todo o mundo se reunirá na Macfrut, no Rimini Expo Centre, de 8 a 10 de maio de 2024 . Uma 41ª edição com números inéditos: 1.400 expositores representando todo o setor (+22%); um crescimento da área expositiva que atingirá 34 mil metros quadrados líquidos (+20%) com vagas esgotadas há pelo menos três meses; uma presença cada vez mais importante de expositores estrangeiros , a ponto de representar 40% do total e fazer da Macfrut o evento agroalimentar mais internacional do cenário italiano . Além disso, 1.500 compradores de alto nível de todo o mundo graças ao apoio fundamental da Agência Ice (Agência de promoção no exterior e internacionalização de empresas italianas), exposições temáticas sobre tendências do setor coordenadas por uma equipe de especialistas, um duplo campo de testes de cerca de 3.000 metros quadrados sobre inovação em frutas e vegetais e mais de cem eventos durante os três dias de exposição. O eixo central do evento são as três características que fazem da Macfrut uma feira única no cenário internacional pela capacidade de aliar negócios , conhecimento e networking através de uma plataforma específica b2b.

Principais frutas e vegetais - O eixo central é o setor das frutas e legumes, um setor estratégico da indústria agroalimentar italiana. Segundo dados do Ismea (Instituto de Serviços para o Mercado Agrícola e Alimentar), a produção de frutas e legumes em 2023 está estimada em cerca de 24 milhões de toneladas numa área de aproximadamente 1,3 milhões de hectares cultivada com frutas e legumes, onde operam. cerca de 300.000 empresas .
O volume de negócios na fase agrícola ultrapassou os 16.000 milhões de euros e o peso da indústria agrícola também é significativo, ultrapassando os 10.000 milhões de euros . Em 2023, as receitas de exportação de frutas e legumes frescos e enlatados atingiram 11,6 mil milhões de euros , dos quais 5,7 mil milhões de euros provieram de produtos frescos.

Macfrut, uma feira cada vez mais internacional - Esta é a marca distintiva desta edição, como demonstra a presença de mais de um terço dos expositores estrangeiros . A aposta internacional estará na Península Arábica : este é um projecto que começou há três anos e vai permitir a presença na feira de cerca de uma centena de compradores daquela zona, interessados ??sobretudo em maçãs, kiwis e uvas de mesa. As exportações italianas para esta área aumentaram em quatro anos, passando de 73 milhões de euros em 2020 para 114 milhões no ano passado (+56%), segundo dados da Agência Ice. O mercado incluía quase exclusivamente duas áreas: Arábia Saudita, com 76 milhões de euros, e Emirados Árabes Unidos, com 29 milhões.

Junto com esses compradores, a Emirates Sky Cargo , que também chega da Península Arábica, estará presente na feira para oferecer possibilidades logísticas aos negócios da região. Silvia Tagliaferri, Gerente de Carga da Emirates SkyCargo Itália: "Os produtos italianos estão entre os melhores do mundo e, para aproveitá-los da melhor forma, é necessário manter a qualidade e o frescor mesmo durante o transporte, em cada ponto de contato. com nossa tecnologia, que garante temperatura constante e controlada, nossas instalações, equipamentos e pessoal altamente qualificado, a Emirates SkyCargo é capaz de transportar entre 900 e 1.000 toneladas de produtos perecíveis todos os dias. durante a Macfrut 2024, para lhes mostrar como, graças à nossa experiência global, podem expandir os seus negócios e chegar aos mais de 140 destinos da nossa rede global, preservando ao mesmo tempo sabor e frescura excepcionais."

Na feira, um pavilhão será dedicado ao continente africano , que há muitos anos está em destaque na Macfrut. Na feira estarão 400 expositores de 24 países africanos , maioritariamente produtores, mas também importadores de tecnologias e recursos técnicos para a agricultura. Ruanda, República Democrática do Congo, Marrocos, Namíbia e Togo participam pela primeira vez na feira. Os expositores que ocupam áreas maiores incluem Egito, Argélia, África do Sul, Nigéria, Moçambique e Mali com 37 empresas.

Também é importante a presença da América do Sul , com a participação de representantes do Chile, Panamá, República Dominicana, Venezuela, Cuba e Argentina.
Além disso, será notável a presença de 22 grossistas espanhóis dos dois mercados mais importantes da Europa (Madrid e Barcelona), que pretendem reunir-se, em particular, com exportadores de maçãs, kiwis e uvas de mesa de Itália.

Entre os novos participantes estão a Índia , que participa com cerca de 50 grandes compradores de alto nível, Turcomenistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Líbano, Brasil e Argentina. 1.500 grandes compradores de todo o mundo participarão nas categorias de produtos, tecnologia e cadeia de suprimentos.

Neste caminho de internacionalização da Macfrut, as quase cinquenta apresentações em todo o mundo (presenciais e streaming) têm sido fundamentais graças ao apoio fundamental da Agência Ice. A colaboração da AICS (Agência Italiana de Cooperação e Desenvolvimento) também tem sido fundamental, com 13 delegações internacionais presentes na feira (Albânia, Burkina Faso, Níger, Senegal, Moçambique, Tunísia, Egipto, Líbano, Vietname, Palestina, El Salvador, Cuba e Colômbia) do total de 19 que a agência possui em todo o mundo.

Apúlia, região protagonista - A região líder como parceira será a Apúlia, conhecida pela sua produção de frutas e legumes de excelência. A região estará presente na feira com um espaço importante e durante o evento promoverá os seus produtos agroalimentares através de conferências, eventos e degustações, para se apresentar no cenário internacional.
Os protagonistas serão os produtos hortícolas certificados, em primeiro lugar a IGP Uva de Mesa, que representa 60% da produção nacional. Junto com ele também a Cebola Margherita Branca IGP, a Laranja Gargano IGP, as Lentilhas Altamura IGP, a Batata Nova Galatina DOP, as Alcachofras Brindisi IGP e a Azeitona DOP "Bella della Daunia".

Exposições temáticas - Este é um dos aspectos que distinguem a Macfrut. O produto emblemático será a Uva de Mesa , a excelência em frutas e vegetais Made in Italy que faz da Itália líder em nível europeu com uma produção de 1 milhão de toneladas. A uva de mesa será o centro das atenções no Macfrut Table Grape Symposium , o simpósio global que, ao longo dos três dias de feira, reunirá os principais especialistas e grandes players globais para analisar a situação da pesquisa, tendências de mercado, tendências de produção, inovação de produtos e estratégias comerciais. Quanto às exposições, há duas novidades: Innovation Hub For Healthy Food , dedicado a produtos sustentáveis ??e tecnologias de transformação para a produção de alimentos com alto valor nutricional, e Agrivoltaico , que apresentará as oportunidades oferecidas pela geração de energia fotovoltaica para complementar a agricultura. Produção.
Por outro lado, o Evento Internacional Biosolutions faz da Macfrut, com os seus quase sessenta expositores, o evento mais importante a nível europeu em termos de produtos naturais para a defesa, nutrição e bioestimulação de plantas. Continuando com a inovação, a área de Viveiros de Plantas será um espaço dedicado ao setor de viveiros, onde será realizado o Simpósio Internacional de Porta-enxertos (IRS). Por último, mas não menos importante, está confirmada a presença da Spices & Herbs Global Expo , a exposição europeia dedicada às especiarias, ervas aromáticas e medicinais; Pianeta Rosso, no setor do tomate; e Acqua Campus sobre inovações e tecnologias para economia de água.

A feira terá um duplo campo de testes numa área de cerca de 3.000 metros quadrados dividido em dois pavilhões: um dedicado à fruticultura (Pavilhão C1 - Agri Field Solution) e outro às culturas sem solo, horticultura comercial e industrial, e mecanização. (Hall A1 - Soluções em Máquinas). Todas as salas são coordenadas por uma equipe de especialistas de renome internacional.

Mais informação: Macfrut é organizado pela Cesena Fiera e acontecerá no Centro de Exposições de Rimini nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2024, das 9h30 às 18h - www.macfrut.com

*Elena Vincenzi e Michela Dongi/Assessoria de Imprensa Internacional Macfrut c/o frutaecom srl - Multidão: +39 340 5588 732; +39 348 4074 079 - [email protected] | [email protected]

Simpósio Macfrut de Uva de Mesa, a uva de mesa é o produto estrela do Macfrut 2024 - De 8 a 10 de maio, será realizado no Rimini Expo Center um evento global dedicado ao setor da uva de mesa: grandes protagonistas e especialistas internacionais, tendências de mercado, visitas técnicas e campo de testes

https://revistadafruta.com.br/eventos/simposio-macfrut-de-uva-de-mesa-a-uva-de-mesa-e-o-produto-estrela-do-macfrut-2024,437536.jhtml

 

Comentários