O principal desafio da indústria bananeira mundial
Durante a conferência, também foram analisadas as diferentes estratégias que estão sendo desenvolvidas para a gestão, controle e mitigação do Fusarium RAT4 na América Latina
O Fusarium RT4 é o principal desafio enfrentado atualmente pela indústria global de bananas. Sem dúvida, o perigoso fungo que afeta a cultura tornou-se uma dor de cabeça para os produtores de banana da América Latina.
Atualmente o fungo está presente em 20 países da América Latina, com destaque para fazendas no Peru, Colômbia e Venezuela; Por isso, estratégias estão sendo trabalhadas para evitar sua expansão.
É nesse contexto que pesquisadores de todo o mundo têm trabalhado para controlar o Fusarium Race 4, buscando as melhores formas de proteger os territórios latino-americanos e mitigar os danos que esse fungo causaria se chegasse às fazendas de banana.
No IX Congresso Internacional da Banana, organizado pela Corporação Nacional da Banana da Costa Rica, foi abordado o principal desafio do setor, instância que reuniu produtores e pesquisadores que analisaram os novos rumos da indústria da banana.
O gerente geral da CORBANA, engenheiro agrônomo Jorge Sauma, destacou que "estamos sabendo do andamento do trabalho de três grandes alianças de combate ao Fusarium RAT 4 lideradas pela OIRSA, o Fórum Mundial da Banana e a aliança IICA-Bayer. Além disso, os participantes deste evento terão acesso às cinco principais iniciativas que estão sendo desenvolvidas no mundo para a busca de variedades resistentes".
O Fusarium RAT 4 não é o único desafio da indústria bananeira, além da produção, comercialização e mudanças no gosto do consumidor.
O especialista em comércio internacional, Víctor Umaña, afirmou:
"A indústria da banana tem grandes desafios para se manter competitiva e gerar emprego e divisas para os países produtores, dentre eles destaco: antecipar-se às novas regulamentações ambientais nos mercados de destino e que respondam às mudanças nos gostos e preferências dos consumidores e claro, ser preparado para questões globais como a mudança climática."
Durante a conferência, também foram analisadas as diferentes estratégias que estão sendo desenvolvidas para a gestão, controle e mitigação do Fusarium RAT4 na América Latina.
Sauma acrescentou que o setor bananeiro mundial representa a segurança alimentar de mais de 500 milhões de pessoas no mundo. "Por isso, essa fruta tem um grande impacto na vida de milhares de pessoas e principalmente na região da América Latina, já que somos produtores de 79% da fruta". *PortalFruticola