Livro com autoria de pesquisadora da Embrapa Semiárido recebe prêmio internacional da OIV
A publicação, que reúne experiências e avanços da vitivinicultura latino-americana frente às mudanças climáticas, tem capítulo com autoria da pesquisadora Patrícia Coelho de Sousa Leão, da Embrapa Semiárido
A Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) premiou o livro Latin American Viticulture Adaptation to Climate Change, publicado por pesquisadores do Chile e do Uruguai, como uma das melhores obras do mundo na categoria Sustentabilidade na Viticultura. A publicação, que reúne experiências e avanços da vitivinicultura latino-americana frente às mudanças climáticas, tem capítulo com autoria da pesquisadora Patrícia Coelho de Sousa Leão, da Embrapa Semiárido.
O reconhecimento foi anunciado durante a cerimônia de entrega dos Prêmios OIV 2025, realizada no dia 21 de outubro, em Dijon, na França. Neste ano, a OIV premiou 13 livros de diferentes países como as melhores publicações mundiais nas áreas da viticultura e enologia. A obra foi a única da América do Sul a receber o prêmio.
A pesquisadora Patrícia Coelho de Sousa Leão foi autora do capítulo "Tropical Viticulture in Brazil: São Francisco Valley as an Important Supplier of Table Grapes to the World Market", ao lado da docente da Unibras e ex-bolsista da Embrapa, Jullyanna Nair de Carvalho, as únicas brasileiras a integrarem a publicação.
O capítulo aborda a viticultura brasileira em seus diferentes contextos climáticos (temperado, subtropical e tropical), com destaque para a produção no Semiárido nordestino. A obra descreve as condições ambientais da região, como clima, solo e vegetação, e detalha o sistema de produção que permite até três safras por ano. Também apresenta as principais cultivares de uvas de mesa cultivadas no Vale do São Francisco, destacando a importância econômica e a relevância internacional da viticultura tropical brasileira.
Para Patrícia, "participar dessa obra é motivo de orgulho, pois mostra o reconhecimento internacional da pesquisa brasileira contribuindo com soluções sustentáveis e inovadoras para a produção de uvas, particularmente em um ambiente único que é o nosso clima tropical semiárido", afirma.
A OIV é uma organização intergovernamental que reúne países produtores e consumidores de uvas e vinhos. Ela atua fornecendo informações técnicas e científicas para o desenvolvimento de regulamentações, redução de barreiras comerciais, promoção da produção sustentável e proteção dos consumidores. *Clarice Rocha/Embrapa Semiárido - [email protected] - Telefone: (87) 3866-3634.
Acervo digital
Artigos Técnicos
Anunciantes
Eventos
Notícias do Pomar
Tecnologia
Vídeos