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A 1ª edição da Fruit Attraction no Brasil reflete o potencial do setor de frutas e hortaliças brasileiro

Com 12 mil visitantes, a feira reuniu mais de 45 países e 8 estados brasileiros; novos negócios devem gerar 1 bilhão de reais nos próximos 12 meses


A Fruit Attraction, uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças do mundo, encerrou sua primeira edição no Brasil, no São Paulo Expo. O evento de três dias reuniu toda a cadeia produtiva do setor, com presença de 45 países e 8 estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Espírito Santo e Paraná) e 12 mil visitantes .

A Fruit Attraction São Paulo reuniu mais de 300 marcas expositoras de 15 nacionalidades diferentes - França, Holanda, Itália, Portugal, Grécia, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Nova Zelândia, Egito, Turquia e Israel, além de Brasil, demonstrando o caráter internacional do evento e a atratividade do mercado nacional.

"A Fruit Attraction São Paulo nasce como a feira internacional de referência do mercado de frutas e hortaliças do hemisfério sul, alternando-se e harmonizando-se com a Fruit Attraction Madrid, que é o principal evento do hemisfério norte. Esta feira será o ponto de encontro, não só para produtores de todos os estados brasileiros, mas também de países latino-americanos. Na IFEMA MADRID temos orgulho de poder contribuir para o crescimento do mercado local de frutas e vegetais e de poder compartilhar nosso know-how especializado para. isso", afirma Jaime Martín, diretor de Expansão Internacional da IFEMA MADRID.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados da primeira edição desta emblemática feira IFEMA MADRID no Brasil, que contou com mais de 300 marcas expositoras. Já notamos muitos visitantes interessados ??em participar como expositores na próxima edição e um alto índice de renovação solicitações, além de aumentar a área de quem já expôs conosco este ano", afirma Maurício Macedo, gerente geral da Fiera Milano Brasil, coorganizador do evento.

A estrutura montada foi um dos pontos positivos para Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados de Frutas). "Estou muito feliz com a Fruit Attraction São Paulo, uma feira que veio para ficar. Elementos importantes como bons estandes, reuniões de negócios, painéis de conteúdo e, principalmente, corredores lotados indicam que o evento vai se consolidar", disse.

A próxima edição aumentará de tamanho, ocupando dois pavilhões do São Paulo Expo. "Sabíamos que esta primeira edição seria muito boa pela tradição brasileira e pela experiência de sucesso da IFEMA MADRID, que têm sido grandes impulsionadores e sem dúvida nos ajudarão a organizar uma feira ainda melhor no próximo ano, acrescenta Macedo.

O evento contou com uma experiência interativa e fórum com mais de 20 horas de conteúdo. Chefs renomados prepararam receitas com os ingredientes expostos no espaço Cooking Show by São Paulo Negócios. O Fórum Frutas, promovido pelos governos da Bahia e do Maranhão, Porto de Suape e Apex Brasil, marcou as novas tendências e oportunidades para quem é ou deseja ser empreendedor no setor de frutas e hortaliças.

Novos negócios - O desempenho da Fruit Attraction São Paulo é reflexo do bom momento que o Brasil vive no cenário mundial. O país bateu recorde de exportação de frutas em 2023, com aumento de 26% nas vendas em relação a 2022, atingindo a marca de R$ 1,2 bilhão, segundo a Abrafrutas.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a feira também contou com o Programa Compradores Internacionais, que reuniu compradores de 33 países diferentes e realizou mais de mil reuniões de negócios durante os três dias de feira, o que deverá gerar vendas no valor de R$ 1 bilhão nos próximos 12 meses.

Victor Rodrigues Ferreira, analista nacional do agronegócio do Sebrae, avaliou positivamente a participação da cadeia produtiva. "Os produtores vivenciaram esse leque de oportunidades, facilitando novos negócios. Precisamos de um espaço como esse no Brasil e esta primeira edição lançou as sementes. Acredito que no ano que vem, com mais tempo, o número de visitantes aumentará ainda mais", disse. *IFEMA. 

Fruit Attraction São Paulo 2024: Um sucesso de sabor e negócios - Durante três dias, a Fruit Attraction São Paulo 2024 reuniu os principais players do setor de frutas e hortaliças, consolidando-se como um evento de referência no calendário agrícola nacional. Organizado pelo IFEMA MADRID e Fiera Milano Brasil, apoiado pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), o evento proporcionou um ambiente propício para negócios, networking e compartilhamento de conhecimento.

Com uma área de exposição com 300 empresas expositoras e uma diversificada gama de produtos, a Fruit Attraction São Paulo 2024 atraiu a atenção de produtores, exportadores, distribuidores, varejistas e demais profissionais do setor de mais de 45 países. Ao longo dos três dias de evento, os 12 mil visitantes puderam explorar as últimas tendências, inovações tecnológicas e oportunidades de mercado que permeiam a cadeia produtiva de frutas e hortaliças.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho (no centro da foto), disse que os desafios foram grandes, mas os resultados foram maiores e bem mais significativos e a entidade está muito satisfeita com o os resultados obtidos.  "Esta primeira edição da Fruit Attraction São Paulo foi desafiadora, mas estou extremamente orgulhoso de como superamos as adversidades e conseguimos fazer história. O evento superou todas as expectativas, tanto em termos de participação quanto de impacto no setor de frutas. No próximo ano, estamos determinados a ir além, planejamos triplicar nossa participação e movimentar ainda mais o mercado de frutas. A Fruit Attraction São Paulo 2025 será um marco, consolidando o nosso compromisso em impulsionar a fruticultura brasileira para novos patamares de sucesso e inovação", afirmou o presidente da entidade.

Um dos destaques desta edição foi a presença significativa de 8 estados envolvidos com a fruticultura - O evento de três dias reuniu toda a cadeia produtiva do segmento, com a presença de 8 Estados (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Espírito Santo e Paraná), evidenciando o potencial do Brasil como um importante player global no segmento.

De acordo com o presidente Guilherme Coelho, a diversidade de culturas apresentadas refletiu a riqueza e a variedade da produção brasileira, desde as tradicionais frutas tropicais até as mais exóticas e especializadas.

Além da exposição de produtos, a Fruit Attraction São Paulo 2024 ofereceu um extenso programa de conferências, seminários e workshops, abordando temas relevantes como sustentabilidade, inovação, logística e mercado internacional. Essas atividades proporcionaram aos participantes uma oportunidade única de aprofundar seu conhecimento e debater os desafios e oportunidades que permeiam o setor.

Segundo os realizadores da Fruit Attraction São Paulo, Jaime Martin, diretor de Expansão Internacional da IFEMA e Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, a satisfação e orgulho é mutuo e compartilhado pelos corredores de um dos pavilhões da São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

"Estamos extremamente satisfeitos e orgulhosos da qualidade desta primeira edição do evento, que superou todas as nossas expectativas. Agradecemos imensamente o apoio e engajamento da Abrafrutas desde a concepção deste projeto, e temos a certeza de que, juntos, vamos seguir crescendo e contribuindo para o desenvolvimento cada vez maior da fruticultura brasileira", afirmaram os realizadores da feira.

Ao encerrar mais uma edição bem-sucedida da Fruit Attraction São Paulo, o presidente da Abrafrutas agradece a todos os expositores, visitantes, parceiros, colaboradores, associados e, em especial, os realizadores que contribuíram para o êxito do evento.

"Com um olhar voltado para o futuro, a associação tem o compromisso em continuar apoiando e promovendo iniciativas que fortaleçam e valorizem a produção de frutas no Brasil, consolidando o país como um dos principais protagonistas do mercado global", finalizou. *Telma Martes, comunicação /Abrafrutas

Setur-SP participa da feira mundias de frutas e verduras - Recursos foram transferidos por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) - A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur -SP) participa da Fruit Attraction, uma das maiores feiras mundiais do setor de frutas e verduras, em São Paulo, de 16 a 18 de abril. Pela primeira vez no Brasil, a feira promove o comércio entre a América e a Europa e destaca o papel do país no cenário mundial.

Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Setur-SP leva à feira 15 produtores artesanais, parte deles das rotas gastronômicas consolidadas pelo Estado, que integram o maior programa de valorização da gastronomia do país, o Sabor de SP. "É uma oportunidade para destacar a importância do turismo na valorização da alimentação, ligada à cultura e aos destinos", afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.  

Representantes do Sítio Shimada levaram à feira seus chás e lichias orgânicas, originários da região de Registro; e dividaram espaço com o palmito, da Palmitolândia, de Iporanga; e o Sonho de Fruta, de Bofete, com frutas como atemoia, amora preta, mirtilo; em um estande de 172,5 m² Governo de SP. São Paulo se destaca pela produção de uvas, morangos, lichia, avocado, tangerina, jaboticaba, laranja, limão, jaboticaba, entre outros produtos que serão expostos na feira, visando gerar negócios.

1° à esquerda eng° agr° Gabriel Leite, Ceagesp/SP, e o professor Ricardo Kluge, da ESALQ/USP e um dos organizadores do III CBPC que acontecerá em Piracicaba/SP e suas colegas  

"Uma grande oportunidade de demonstrar a força da Fruticultura paulista. Somos protagonistas na fruticultura brasileira por conta da laranja, do limão, da banana, do abacate e do caqui. Vale destacar que a produção da Fruticultura paulista vem se expandindo e ganhando referência também no cenário internacional, e uma prova disso é esse evento expressivo que está sendo realizado aqui em São Paulo", destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O Brasil é o maior mercado da América Latina do setor de frutas e verduras e o terceiro produtor mundial, com 40 milhões de toneladas produzidas por ano. O mercado brasileiro de hortaliças é diversificado e segmentado, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção do país. A agricultura responde por 25% do PIB do país e as frutas e hortaliças brasileiras representam 35% das exportações agrícolas.

Na última edição da Fruit Atraction, em Madrid, a feira recebeu 103 mil visitantes, sendo que cerca de metade (45%) estrangeiros. No total, estiveram presentes representantes de 145 países, com duas mil empresas expositoras e 700 compradores. Foram realizadas 73 conferências e 14 cooking shows.  *16/04/2024 - Secretaria de Turismo do Estado do Governo de São Paulo - Alan Viana, [email protected], Luciana Vicária, [email protected]Aline  Andrade, [email protected], Caroline Figueiredo, [email protected], Maristela Bignardi, [email protected], Ingrid Chagas, [email protected], (11) 3204-2800 R: 2892. 

Espírito Santo firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacionalAs frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, a partir da parceria que começa a ser construída entre o Governo do Espírito Santo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Durante a Fruit Attraction 2024, feira internacional realizada em São Paulo, que teve início nessa terça-feira (16) e aconteceu até essa quinta-feira (18), representantes das instituições se reuniram com a equipe da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para traçar estratégias de inserção dos empreendedores capixabas dessas áreas nas próximas ações internacionais promovidas pela ApexBrasil e pela Abrafrutas.

"Esta é uma grande oportunidade para a Fruticultura e as especiarias do Espírito Santo ganharem ainda mais reconhecimento de outros países e para os produtores ampliarem as exportações ao mercado externo, ampliando a geração de renda e fortalecendo as cadeias produtivas. Este já é um resultado importante do investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Seag, para promover a participação dos empreendedores capixabas na edição brasileira da Fruit Attraction", considerou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

O acordo, que começa a ser construído, pretende inserir o Espírito Santo no Projeto Setorial realizado pela ApexBrasil, em parceria com a Abrafrutas desde 2014. O objetivo é promover novos negócios, oferecendo atendimento às empresas brasileiras exportadoras do setor em ações estratégicas, como a participação nas principais feiras internacionais e presença em eventos que contemplem agendas de relacionamento, rodadas de negócio, visitas técnicas e comerciais, além das degustações em várias partes do mundo.

Segundo informações do site da ApexBrasil, somente de janeiro a junho deste ano, o projeto gerou mais de U$S 170 milhões com exportações de frutas brasileiras para mais de 40 destinos.

O próximo passo é a articulação entre Governo e essas associações com os produtores capixabas. "Estamos agendando um encontro com representantes da Apex e da Abrafrutas para apresentar o Projeto Setorial aos empreendedores dessas cadeias produtivas no Espírito Santo, visando inseri-los nas próximas ações internacionais", revela o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Seag, Michel Tesch Simon.

"Aproximar as diversas cadeias produtivas de frutas e especiarias no esforço exportador fortalece a presença do Brasil no exterior, e há diversas oportunidades no estado do Espírito Santo que podem complementar o portfólio que o Brasil oferecerá a potenciais compradores no mercado internacional", declarou a representante regional da ApexBrasil, Márcia Nejaim Galvão de Almeida.

A reunião realizada durante a Fruit Attraction contou com a participação da comitiva da Seag, da qual também fez parte o secretário executivo da Brazilian Spice Association (BSA), Aureliano Nogueira da Costa; do presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho; do assessor da presidência da ApexBrasil, Silvio Torres; da diretora de Negócios da ApexBrasil, Márcia Nejaim Galvão de Almeida; e do presidente da empresa capixaba Pommer Ginger, Wanderley Stuhr. *Seag. 

Cooperserra de São Joaquim participa do Fruit Attraction São Paulo, consolidando a excelência da produção de maçãs brasileiras - Durante três dias, a Fruit Attraction São Paulo 2024 reuniu os principais players do setor de frutas e hortaliças, consolidando-se como um evento de referência no calendário agrícola nacional. Organizado pelo IFEMA MADRID e Fiera Milano Brasil, apoiado pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), o evento proporcionou um ambiente propício para negócios, networking e compartilhamento de conhecimento.

Com uma área de exposição com 300 empresas expositoras e uma diversificada gama de produtos, a Fruit Attraction São Paulo 2024 atraiu a atenção de produtores, exportadores, distribuidores, varejistas e demais profissionais do setor de mais de 45 países. Ao longo dos três dias de evento, os 12 mil visitantes puderam explorar as últimas tendências, inovações tecnológicas e oportunidades de mercado que permeiam a cadeia produtiva de frutas e hortaliças.

A Cooperserra esteve presente nesse grande evento, levando São Joaquim, que é a maior produtora de maçãs do Brasil, ao foco do evento. Mariozan Correa e Ricardo Arruda estavam com seu stand montado no local, mostrando a excelência das frutas produzidas em Santa Catarina.

Segundo Ricardo Arruda, a participação no evento foi especial, pois levou a qualidade da produção realizada aqui para o evento. "Pela primeira vez no Brasil, a Feira, considerada a segunda maior no segmento, foi um momento importante para reunir produtores, exportadores e apoiadores da fruticultura de todo o mundo, e a Cooperserra, em parceria com a Castelo, está participando deste evento, fortalecendo relações, buscando parcerias valiosas e trocando conhecimentos", explicou.

A presença da Cooperserra na Fruit Attraction São Paulo 2024 representa não apenas uma oportunidade de mostrar a qualidade das maçãs brasileiras, mas também de estabelecer conexões estratégicas e promover o desenvolvimento do setor frutícola nacional. Com um compromisso contínuo com a inovação e a excelência, a Cooperserra reafirma seu papel como uma das principais protagonistas no mercado de frutas do Brasil, contribuindo para o crescimento sustentável da agricultura brasileira. *NotiSerraSC - 23/04/2024

Fruticultura da Bahia é destaque no maior evento do setor da América LatinaEm um movimento inédito, a Bahia participa da Fruit Attraction São Paulo, maior do setor de fruticultura na América Latina, que acontece entre os dias 16 e 18 de abril, no São Paulo Expo & Convention Center. Com um estande próprio, o Governo da Bahia, por meio das secretarias da Agricultura, de Desenvolvimento Rural e do Turismo, vai expor todo seu potencial na produção de frutas e derivados.

A convite da Seagri, 10 empresas instaladas na Bahia foram expor seus principais produtos para um público composto por 80 importadores de todo o mundo e representantes de grandes redes de hotéis, por exemplo. Foram apresentadas frutas como o melão, uva, manga, banana, cacau, limão, avocado, mamão, além de espumantes, vinhos, sucos. Os exportadores tiveram a oportunidade de conferir também cervejas de umbu, cajá e caju, cafés em grãos e moídos, bombons de chocolates recheados com frutas, palmito, pastas de caju, geleias, mix de frutas desidratadas, doces e outros produtos feitos por famílias agricultoras baianas.

Entusiasta da participação da Bahia no evento, o secretário de Estado da Agricultura, Wallison Tum, considera que a chegada da feira ao Brasil ocorre em um momento favorável para o mercado exportador de frutas, que está em constante crescimento e alcançou um recorde de faturamento em 2023, atingindo US$ 1,2 bilhão.

"Desse montante, a Bahia foi responsável, em 2023, por cerca de 20% do valor exportado, demonstrando o peso da Fruticultura baiana para o agronegócio nacional", destaca Tum.

Diante do bom cenário, os organizadores da feira projetam que as empresas brasileiras levantem mais de 250 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,24 bilhões ) em negócios, que devem ser concretizados nos próximos 12 meses.

Fruticultura baiana - A Bahia, com sua produção anual de 3,5 milhões de toneladas de frutas, é um dos pilares da fruticultura brasileira, destacando-se pela qualidade e segurança fitossanitária que permitem o acesso aos mercados mais exigentes do mundo.

Em 2023, as exportações de frutas baianas ultrapassaram R$ 1,3 bilhão, com destinos como a União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido, demonstrando a relevância global do setor. As frutas frescas da Bahia mais vendidas no exterior em 2023 foram mangas, com US$ 155.456.654 (61% do total de frutas exportadas), seguidas de uvas, com US$ 54.184.142 (23,36%), limões e limas, com US$ 36.525.672 (14,4%), e mamões (papaia), com US$ 5.778.373 (2,27%). *Seagri/Bahia - Redação Alô Alô Bahia/Luana Veiga - 16/04/2024. 

Missão de Fruticultores do Vale do São Francisco celebra Sucesso na Fruit Atração São PauloEncerrada na última quinta-feira (18), a Fruit Atração São Paulo deixou um legado de conquistas para os fruticultores do Vale do São Francisco. Com a participação de 12 mil visitantes e uma projeção de negócios de 1 bilhão de reais nos próximos 12 meses, o evento superou as expectativas de todos os envolvidos

Balanço Positivo e Perspectivas Promissoras - Os 18 produtores rurais, integrantes da missão comercial liderada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e o Sebrae, junto com representantes das empresas Santa Felicidade, Ara Agrícola, Grand Valle e a cooperativa Coopexvale, destacaram o sucesso do evento. Considerado o maior do setor de fruticultura da América Latina, a Fruit Atração São Paulo proporcionou uma plataforma valiosa para os participantes.

Pedro Fitipaldi, produtor do núcleo 4 do projeto de segurança Senador Nilo Coelho, enfatizou a importância da missão: "Podemos apresentar nossos produtos, abrir novos mercados, ter acesso a consultorias e participar de debates sobre pesquisa, inovação, produção orgânica e tecnologia aplicada na Fruticultura."

Da mesma forma, Márcio Amorim, representante comercial da Coopexvale (Coopex), ressaltou a ampla rede de contatos proporcionada pela feira, que contou com a presença de 300 marcas de representantes comerciais, expositores, atacadistas, varejistas e produtores de diversos países e estados do Brasil.

Oportunidades de Negócios e Intercâmbio de Conhecimento - Gledson Antonio, analista do Sebrae no Sertão do São Francisco, destacou o papel fundamental da instituição na expansão dos negócios dos participantes: "O papel do Sebrae foi possibilitar o acesso a novos mercados por meio das rodadas de negócios e da rede com várias empresas."

Além disso, a Fruit Atrações São Paulo proporcionou um importante intercâmbio de saberes e experiências, oferecendo oportunidades de atualização em áreas como organização da produção interna, trâmites logísticos, alfandegários e fitossanitários, como enfatizou Jailson Lira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR).

Destaque do Vale do São Francisco na Fruticultura nacional - O Vale do São Francisco é reconhecido como o maior polo fruticultor do Brasil, especialmente na produção de manga e uva. Os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) lideram esse setor, com números expressivos de exportação. Na última safra, em 2023, as exportações dessas frutas geraram respectivamente US$ 312 milhões (R$ 1,5 bilhão na cotação atual) e US$ 178,8 milhões (R$ 883,2 milhões), conforme dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A participação dos fruticultores do Vale do São Francisco na Fruit Atração São Paulo não apenas fortaleceu os laços do setor, mas também reforçou a posição de destaque do Brasil na produção e exportação de frutas a nível mundial. *Portal do Agronegócio. 

Seagri e cooperativas da agricultura familiar participam de feira internacional de frutas - Sete cooperativas do Paraná apresentaram seus produtos no evento organizado pela Instituição de Feiras de Madrid e pela Fiera MilanoO Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e cooperativas da agricultura familiar do Paraná estão presentes na Fruit Attraction São Paulo, realizada pela primeira vez no Brasil, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center. O evento, organizado pela Instituição de Feiras de Madrid e pela Fiera Milano, tem como principal objetivo o estreitamento nas relações comerciais, mas também inclui dezenas de debates sobre pesquisa, inovação, produção orgânica e tecnologia aplicada na fruticultura. Verduras e legumes também fazem parte da mostra.

O espaço ocupado pelas cooperativas paranaenses foi viabilizado pelo Seagri, por meio da Ceasa/PR. "A feira é uma importante oportunidade para troca de experiências técnicas nos processos de comercialização e abastecimento de Flores, Frutas, Legumes e Verduras (FFLV) no Paraná, no conhecimento de novos produtos e técnicas e no fortalecimento das relações com novos fornecedores e clientes", ressaltou o diretor técnico da Ceasa Paraná, Antônio Leonardecz.

Do Paraná, estão presentes a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel), de São José dos Pinhais; Cooperativa dos Fruticultores de Nova América da Colina e Região (Nova Citrus), de Nova América da Colina; Cooperativa dos Produtores Familiares de Paiçandu (Coprofap); Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Cogumelos e Demais Produtos de Tijucas do Sul e Região (Coopertijucas); Cooperativa Agrícola Campo do Tenente (Cooperante); Cooperativa Marialvense dos Fruticultores (Comafrut) e a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (Coac).

A última edição da feira foi realizada em Madrid, na Espanha, em 2023, reunindo cerca de 90 mil visitantes de 137 países e 1,8 mil empresas. O evento em São Paulo, que se estende até esta quinta-feira (18), tem previsão de receber mais de 103 mil visitantes de 145 países. Além disso, estão presentes 2 mil empresas expositoras de 56 países. Serão 73 conferências sobre diversos temas envolvendo a fruticultura e a olericultura.

O Brasil foi escolhido para essa nova experiência em razão de sua presença importante no mundo das frutas. É o terceiro maior produtor, com mais de 40 milhões de toneladas anualmente, e o maior mercado da América Latina, com mais de 212 milhões de habitantes. Entre as principais frutas consumidas mundialmente, o País é líder latino-americano na produção de laranja, banana, uva, maçã e abacaxi.

De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, analista de fruticultura do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, que participa da Fruit Attraction, de 2014 a 2023 houve uma variação positiva nos numerários de frutas comercializadas pelo Brasil.

No início da série, analisada a partir de informações do Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária que acompanha a balança comercial dos produtos agropecuários, os valores comercializados pelo País somaram US$ 841,3 milhões. No ano passado tinham subido para US$ 1,3 bilhão. Os volumes exportados passaram de 733,7 mil toneladas para 1,1 milhão de toneladas no mesmo período. Isso representa acréscimo de 51% nos produtos de pomares brasileiros em dez anos.

Em importações brasileiras houve decréscimo tanto em volume quanto em recursos investidos entre 2014 e 2023. No período inicial o País comprou 607,5 mil toneladas a um custo de US$ 936,3 mil, enquanto no ano passado foram 573 mil toneladas por US$ 877,2 mil. "Esses números endossam um ambiente superavitário nas transações financeiras para a fruticultura brasileira nos anos em tela", reforçou Andrade. *SECOM Paraná - Abril/2024

 

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