A Nock Agro, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias baseadas em radiação ultravioleta-C (UV-C), lança, na Hortitec 2025, um túnel que atua na sanitização dos frutos pós-colheita. O equipamento, produzido em parceria com a Industrade, é utilizado como um acessório em esteiras de beneficiamento, garantindo um aumento no tempo de vida útil dos produtos.
De acordo com Fernando Storion, engenheiro e diretor executivo da Nock Agro, o túnel já tem eficácia comprovada na aplicação em frutos cítricos, aumentando o tempo de prateleira de laranja em até 8,8% e de mexerica em 9,3%. ?Esse aumento foi medido em um período de 15 dias ? tempo médio entre a colheita e a chegada ao consumidor final?, explica. O módulo, integrado a estruturas automatizadas, age no controle de doenças bacterianas e fúngicas e é alimentado por bateria com caixa de comando elétrico.
Aplicações em campo - Além do uso pós-colheita, a tecnologia UV-C da Nock Agro também está sendo aplicada diretamente no campo. O Módulo UV-C portátil tem demonstrado resultados expressivos no controle de doenças em culturas como morango, tomate e pepino, com redução média de 50% no uso de defensivos químicos. Seus efeitos se manifestam tanto a curto quanto a médio prazo, por meio da desinfecção direta como também pela indução de defesas naturais das plantas. ?Essa economia representa um avanço importante na sustentabilidade da produção agrícola?, afirma Storion.
Além do impacto na proteção fitossanitária, testes laboratoriais indicam que a aplicação da luz UV-C pode aumentar em até 48% a produção de biomassa das plantas. "A biomassa representa mais produção de folhas, ramos e raízes, o que impacta diretamente na saúde e na produtividade da planta" conclui.
O novo túnel estará em exposição no estande da Industrade, localizado no setor marrom, estande 47, durante a Hortitec 2025.
Sobre a Nock Agro - Fundada em 2021 durante o mestrado em Ciências na Unesp de Araraquara (SP), a Nock Agro surgiu da iniciativa de dois engenheiros mecânicos que estudaram os efeitos desinfetantes da luz UV-C no combate ao coronavírus em hospitais. A partir dessa experiência, identificaram o potencial da tecnologia também na agricultura, especialmente no controle de fungos e bactérias em diversas culturas. Com apoio de empresas do setor e validações em campo, a startup se consolidou como uma solução inovadora para o manejo fitossanitário sustentável no campo.
*Outras Palavras Comunicação Empresarial/Ana Cândida Tofeti - e-mail: anacandida@outras.com.br