Mulching para abacaxi e melancia são destaques no espaço da Emater/RS-Ascar

Desta forma, temos menos estresse hídrico e menos manejo da água no solo

29/08/2022 17:55
Mulching para abacaxi e melancia são destaques no espaço da Emater/RS-Ascar

Inovações tecnológicas na produção de abacaxi e melancia são destaque na parcela da Fruticultura no espçao da Emater/RS-Ascar, na 45ª Expointer, que se estende até o próximo domingo (04/09), no Parque Assis Brasil, em Esteio. A parcela mostra resultados que vem sendo alcançados por produtores de abacaxi de Terra de Areia e Litoral Norte, com o uso do mulching no cultivo de abacaxi. A técnica de cobrir com plástico os canteiros onde a fruta é cultivada é bem conhecida dos produtores de morangos. Contudo, agora também conquista adeptos entre os produtores de abacaxi.

?É um sistema que tem dado muito certo e que nos traz cada vez mais produtividade e beleza aos frutos, nos surpreendeu?, disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Luís Bohn. O mulching, segundo Bohn, responde bem a um dos grandes desafios da agricultura contemporânea que é manter a umidade do solo e conservar a água, tema central da Emater/RS-Ascar nesta edição da Expointer. Além disso, o mulching traz ganhos de produtividade e reduz o uso de herbicidas e de mão de obra.

No caso da melancia, a tecnologia à mostra na Parcela da Fruticultura da Emater/RS-Ascar é o cultivo mínimo com mulching feito com cobertura de palha, não de plástico, e uso de irrigação por gotejamento. ?Desta forma, temos menos estresse hídrico e menos manejo da água no solo?, justificou Bohn.

O empenho em manter a umidade e a vida no solo também é partilhado com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A universidade, segundo Bohn, tem feito estudos e observações, com a Emater/RS-Ascar e produtores de melancia em Arroio dos Ratos no sentido de contribuir para o desenvolvimento de frutos com mais qualidade e produtividade.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de melancia e também tem um papel de destaque na produção de uvas, bananas, oliva, noz-pecã, pêssego, cítricos, dentre outras frutas. O desafio exposto pela Emater/RS-Ascar na Expointer é inovar com tecnologias que preservem a água e a vida no solo, projetando ganhos de produtividade e rentabilidade.

*Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar ? Regional de Ijuí - Jornalista Cleuza Noal Brutti - cbrutti@emater.tche.br - (55) 3333-8040/(55) 99976 8547

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer - Jornalista Carine Massierer - (51) 99997-8803

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram:@EmaterRS

tv.emater.tche.br