Líderes mundiais se reunirão em Mérida para analisar os desafios da indústria bananeira

O evento reunirá os principais especialistas, pesquisadores e atores do setor produtivo para analisar os principais desafios e oportunidades que a produção de musáceas enfrenta em nível global

11/02/2026 10:46
Líderes mundiais se reunirão em Mérida para analisar os desafios da indústria bananeira

De 20 a 23 de abril de 2026, o Centro Internacional de Congressos de Yucatán sediará dois dos encontros técnicos mais importantes para a indústria bananeira: o XXV Encontro Internacional da ACORBAT e o 

X Congresso Internacional da Banana da CORBANA.

O evento reunirá os principais especialistas, pesquisadores e atores do setor produtivo para analisar os principais desafios e oportunidades que a produção de musáceas enfrenta em nível global.

O programa combinará palestras de oradores principais, apresentações acadêmicas de alto nível e discussões técnicas, com uma agenda elaborada por um Comitê Científico especializado que priorizou questões-chave para a sustentabilidade e competitividade do setor.

A cerimônia de abertura acontecerá na terça-feira, 21 de abril, e será seguida pela palestra de abertura intitulada ?CORBANA ? Costa Rica: 45 Anos de Pesquisa e Transferência?, proferida pelo Dr. Rafael Segura, Diretor de Pesquisa da CORBANA, e pelo Mestre Erick Bolaños, Diretor de Assistência Técnica da Corporação Nacional da Banana. 

O que os participantes podem esperar da indústria bananeira? - Durante os três dias do evento, serão desenvolvidos 10 blocos temáticos, incluindo 11 palestras principais e 25 apresentações técnicas. Esses blocos abordarão avanços científicos, resultados de pesquisas, inovação e experiências práticas dos setores produtivo e empresarial. Cada bloco contará com espaços para análise e diálogo, promovendo a troca direta entre especialistas e participantes.

?Em um contexto repleto de desafios produtivos, fitossanitários, tecnológicos e comerciais, é essencial atualizar e trocar experiências que permitam uma análise aprofundada e a construção de soluções concretas para os principais desafios do setor?, afirmou o Dr. Rafael Segura Mena, Diretor de Pesquisa da CORBANA.

Entre os expositores convidados encontram-se renomados especialistas internacionais, incluindo: Dr. Rony Swennen , especialista em melhoramento genético de musáceas no Instituto Internacional de Agricultura Tropical. 

Dr. Luis Pocasangre , Diretor Geral do Centro de Pesquisa Agropecuária Tropical e Ensino Superior (CATIE). Dr. Carlos Urias , Diretor Regional de Saúde Vegetal da OIRSA. Dr. Altus Viljoen , pesquisador do Departamento de Fitopatologia da Universidade de Stellenbosch. Dr. Gert HJ Kema , Professor Emérito de Fitopatologia na Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen. Dr. Ronald Romero , ex-Diretor de Pesquisa da CORBANA, Chiquita e ex-CEO Global de Pesquisa Corporativa da Del Monte. Dr. Mariano Jiménez , Subgerente de Assuntos Jurídicos da CORBANA.

Além disso, a programação incluirá mesas redondas e discussões sobre as principais doenças e pragas que afetam as musáceas em todo o mundo. 

Fusarium R4T: foco central do debate técnico em torno das bananasUm dos temas prioritários do Congresso será a Fusarium Tropical Race 4 (Foc R4T), considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias para a indústria global da banana.

O programa dedicará duas sessões específicas a este patógeno. A primeira ocorrerá na terça-feira, 21 de abril, com a mesa-redonda ?Foc R4T: Avanços Científicos, Epidemiologia e Estratégias Globais de Gestão?, moderada pelo Dr. Miguel Ángel Dita, fitopatologista e membro do Comitê Científico Internacional da ACORBAT.

Na quarta-feira, o foco será na América Latina, com uma discussão que analisará as experiências e lições aprendidas após a chegada do Fusarium R4T à região, bem como as principais medidas de prevenção para os países ainda livres da doença. 

Um evento com alcance globalAs conferências serão realizadas em espanhol e inglês, com tradução simultânea, o que permitirá uma ampla participação de pessoas de diferentes países e fortalecerá o intercâmbio técnico internacional. Os interessados ??podem se inscrever online visitando o site: www.congresoscorbana.com/CORBANA Photographs. *PortalFrutícola.