Eventos

Feiras levam o made in Brazil pelo mundo

Empresas como a Jaguacy, que vende avocado brasileiro em lugares como Rússia e Arábia Saudita, chamam atenção de compradores em eventos internacionais


As pequenas e médias empresas dispostas a exportar têm muito a ganhar com a participação em eventos internacionais. Eles colocam os empreendedores em contato direto com potenciais compradores, consumidores, distribuidores e formadores de opinião, de forma a impulsionar as organizações, fortalecendo o networking e a imagem.

Por outro lado, existem alguns desafios quando se trata de iniciar uma inserção no mercado internacional. Para dar suporte a empresas de diferentes setores e graus de maturidade, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) desenvolve um trabalho específico para feiras internacionais.

A Agência contribui com estudos comerciais específicos e orientações a respeito de questões culturais e comerciais específicas de cada perfil de evento. As empresas Jaguacy e a COCAPIL são exemplos de que vale a pena participar de feiras internacionais com o suporte da Apex-Brasil.

Fundada em 1975 em Bauru (SP), a Jaguacy é especialista na produção e comercialização do avocado no Brasil. A empresa exporta desde os anos 80. As ações conjuntas com a ApexBrasil tiveram início em 2010, através do projeto setorial voltado para frutas frescas, atualmente realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

O projeto com a agência permitiu que a Jaguacy se tornasse expositora, com estande próprio dentro do Pavilhão Brasileiro, da Fruit Logistica, principal feira internacional de fruticultura, que é realizada todos os anos em Berlim, na Alemanha. A presença em eventos abriu novas portas para destinos comerciais antes inexplorados, como Rússia e Arábia Saudita.

"A Jaguacy há anos participa das parcerias com a ApexBrasil, que trabalha fortemente com a estrutura e negociação das feiras e eventos e no desenvolvimento de projetos específicos para os produtores exportadores", afirma Lígia Falanghe Carvalho, diretora de Marketing e RH da Jaguacy Brasil.

"A Jaguacy há anos participa das parcerias com a ApexBrasil, que trabalha fortemente com a estrutura e negociação das feiras e eventos e no desenvolvimento de projetos específicos para os produtores exportadores", disse Lígia Falanghe Carvalho, diretora de Marketing e RH da Jaguacy Brasil.

Por sua vez, a COCAPIL participou, nos últimos anos, de eventos em Taiwan, Melbourne, Xangai, Tóquio e Moscou, além de participar de rodadas de negócios em Madri e Varsóvia. Fundada em 2001 em Ibiraci, Minas Gerais, a cooperativa reúne mais de 1200 produtores de café. Em paralelo com o esforço para participar de eventos internacionais, a organização investe em relações comerciais transparentes e adota medidas importantes para o mercado exportador, incluindo o uso de QR Code para garantir a rastreabilidade.

Mais informações: portal.apexbrasil.com.br/

*Revista Digital Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentários