Já estão em andamento os preparativos para a celebração do Congresso Mundial da Manga, que será realizado em Málaga (Espanha), entre 29 de setembro e 3 de outubro de 2023. A organização do National Mango Board participará deste importante evento.
Como explica o Doutor Víctor Galán, "este congresso, organizado pela Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), foi realizado pela última vez em Baise City, China, em 2017. Normalmente, este congresso é realizado a cada 3-4 anos, e foi originalmente programado para 2020. O COVID interrompeu esse cronograma inicial. Uma vez que a pandemia começou a diminuir, estava prevista para outubro deste ano, mas o Congresso Mundial da ISHS em Paris tornou necessário adiar todos os Congressos das várias culturas até 2023. Por esta razão, o próximo Congresso Mundial de Manga que, na realidade, é chamado de XIII International Mango Symposium (XIII International Mango Symposium)".
Congresso Bilíngue - ?O congresso será bilíngue com possibilidade de apresentação de trabalhos em espanhol e inglês, com tradução simultânea, e sem dúvida terá uma grande participação não só dos melhores pesquisadores do mundo nesta safra, mas também de produtores e empresas comerciais interessadas em testemunhar não só os avanços desta cultura nos últimos seis anos, mas também conhecer o sucesso da produção de mangas na zona subtropical, que com cerca de 5.000 ha foi desenvolvida na Andaluzia e é comercializada com notável sucesso na Europa. Mas também será realizado em conexão com a importante feira Fruit Attraction que se realiza em Madri de 4 a 6 de outubro do mesmo ano, o que é um valor agregado para os visitantes do Congresso que provavelmente entrarão e sairão da Espanha por Madri. Como co-organizador deste Congresso juntamente com o Dr. I. Hormaza, atual diretor da Estação Experimental de Mayora e, também, um importante pesquisador em biologia floral e melhoramento de manga, prevejo uma notável participação e sucesso do Congresso?, destaca o Dr. Victor Galan Sauco.
Temas e palestrantes - Sobre os temas e palestrantes, nosso entrevistado comenta que "as sessões temáticas tratarão, em princípio, dos diferentes aspectos do cultivo da manga, como propagação, técnicas de cultivo, genética e melhoramento, fisiologia, biotecnologia, nutrição e irrigação, proteção de plantas contra pragas e doenças, pós-colheita, transformação e comercialização e mercado, alguns dos quais serão complementados com workshops ainda pendentes de definição?.
Além disso, ele acrescenta que "embora a lista de palestrantes convidados ainda não esteja totalmente finalizada, em princípio participarão os seguintes palestrantes internacionais de grande prestígio, como o Dr. Shailendra Rajan da Índia, que falará sobre 'A diversidade dos índios das mangas' Dr. Leonardo Ortega, cuja apresentação abordará 'O National Mango Board e o mercado de manga dos EUA. Dr. Yuval Cohen de Israel apresentará 'programa de melhoramento de manga de Israel, Dr. Maria Hilda Pérez Barraza, do México, falará sobre 'Avanços recentes na indução floral, vingamento e desenvolvimento do fruto da manga'. O Dr. Ping Lu, da Austrália, apresentará 'O status atual da irrigação em manga', enquanto o Dr. Ian Bally, também da Austrália, apresentará 'O programa de melhoramento de manga na Austrália'. O Dr. Frédéric Normand da França fará uma apresentação sobre o 'Crescimento e desenvolvimento da mangueira', e o Dr. Noris Ledesma dos EUA. falará sobre 'Enxertia e melhoramento de espécies de Mangifera e seu potencial para o futuro do cultivo de manga'. A apresentação do Dr. Steven A. Oosthuyse, da África do Sul, tratará da 'Sustentabilidade do cultivo de manga em densidade ultra-alta', enquanto o Dr. Ítalo Herbert Lucena Cavalcante do Brasil falará sobre o 'Papel dos bioestimulantes na fertilização da manga'. A lista de palestrantes convidados é completada com uma conferência do Dr. Hormaza sobre 'Biologia Reprodutiva da Manga' e um artigo introdutório que darei a mim mesmo sobre 'Produção de Manga e Mercado Internacional'. * Francisco Seva Rivadulla. Jornalista Agroalimentar Internacional/PortalFrutiorticola