Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa destaca a identidade vinícola nacional
Abertas as inscrições para Curso da Embrapa que ensina a elaborar espumantes
Vinhos de mesa representam mais de 60% dos vinhos comercializados atualmente no Brasil - Presidentes de cooperativas, proprietários e representantes de pequenas e médias vinícolas e enólogos participaram da entrega das medalhas e certificados aos 56 rótulos de vinhos de mesa premiados na segunda edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, no último dia 8 de outubro, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). O concurso premiou 56 vinhos, sendo 13 Grandes Medalhas de Ouro, 22 Medalhas de Ouro e 21 de Prata, em cinco categorias.
O Concurso Brasileiro de Vinho de Mesa, teve como ponto alto a qualidade das amostras apresentadas. "Os vinhos premiados obtiveram uma média superior a 90 pontos pelo painel de jurados da edição de 2024, evidenciando uma melhora significativa em relação a nossa primeira edição", destacou Zoraida Lobato, idealizadora do concurso. Segundo ela, o objetivo é valorizar e dar visibilidade ao produto nacional, além de motivar os consumidores a adquirir rótulos de qualidade reconhecida por um painel de especialistas.
Para a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Andrea De Rossi, a realização do concurso é uma excelente forma de valorização do setor produtivo. "Foi uma grande alegria para a Embrapa participar e sediar essa premiação. É o reconhecimento da qualidade do vinho brasileiro", destacou na abertura do evento.
"O vinho de mesa não é tão valorizado no mercado, mas no Consevitis nós não fazemos nenhum tipo de distinção. Trabalhamos para valorizar o vinho brasileiro", afirmou o presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, Luciano Rebellato. O dirigente também aproveitou a oportunidade para destacar duas importantes campanhas que o Instituto está liderando, a do "Vinho legal", contra os vinhos oriundos de descaminho e a do "Vinho e saúde", que tem o objetivo de mostrar para sociedade os benefícios do consumo da bebida.
A segunda edição do CBVM contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis); da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), do SindVinho - MG e Sindivinho -RS, da Embrapa Uva e Vinho, Agavi, SPVinho, e Sindusvinho - São Roque/SP.
Os vinhos de mesa que conquistaram a cobiçada Grande Medalha de Ouro foram:
Girola Rosé Suave, da Vinhos Girola, de Nova Trento (SC); Cortês Branco Seco Niágara, da Vinícola Panceri, de Meio Oeste (SC); Pérgola Tinto Seco, Pérgola Tinto Suave Bordô e Pérgola Tinto Suave, da Vinícola Campestre, Serra Gaúcha (RS); Rosé de Bordô do Nono, da Vinícola Zanrosso, Serra Gaúcha (RS); Collina Branco Seco, da Cooperativa Nova Aliança, Serra Gaúcha (RS); Jota Pe Branco Suave, da Vinícola Perini, Serra Gaúcha (RS); Galiotto Tinto Suave, da Vinícola Galiotto, Serra Gaúcha (RS); Jurupinga, da Vinícola Casa Martins, JundiaÍ (SP); Quinta Moraes Bordô Rosé, da Vinícola XV de Novembro, São Roque (SP); Campino Tinto Suave Seleção, da Casa Geraldo Ind. Vitivinícola, Andradas (MG), e Casa Velha Reserva Nobre BRS Vitória, da Vinícola Vale do Gongo, Grão Mogol (MG).
*José Carlos Secco/Secco Consultoria de Comunicação - [email protected]
Abertas as inscrições para Curso da Embrapa que ensina a elaborar espumantes - Curso acontece no mês de novembro, de forma 100% virtual e com acesso ilimitado aos participantes
Até o dia 4 de novembro, os interessados poderão realizar a inscrição no Curso de Elaboração de Espumantes 2024 promovido pela Embrapa Uva e Vinho no link: https://e-campo.sede.embrapa.br/curso/curso-de-elaboracao-de-espumantes. Sem nenhum tipo de pré-requisito, a capacitação acontecerá de 4 a 29 de novembro, integralmente na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações a distância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
Com 16 horas de duração, a capacitação está dividida em três módulos. O primeiro contemplará aspectos gerais da legislação brasileira e da viticultura direcionada para a elaboração de espumantes. Já no segundo, serão apresentados os diferentes processos de elaboração dos espumantes com os métodos Asti (moscatel), Charmat, Champenoise e Ancestral. No terceiro e último módulo, o foco estará na análise sensorial, harmonização com os alimentos.
Além dos vídeos e materiais disponibilizados no ambiente virtual, os instrutores da capacitação pesquisador Giuliano Elias Pereira e o enólogo João Carlos Taffarel, estarão à disposição para esclarecer as dúvidas e interagir com os participantes nos três encontros síncronos ao longo do mês. Após o término do curso, os participantes poderão seguir acessando o material.
O valor da inscrição é de R$ 350,00 e os participantes que concluírem os módulos recebem certificado emitido pela Embrapa. As inscrições podem ser realizadas diretamente no link: https://e-campo.sede.embrapa.br/curso/curso-de-elaboracao-de-espumantes. Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail: [email protected] ou para o WhatsApp: (54) 3455-8082.
SERVIÇO:
Curso Virtual de Elaboração de Espumantes
Inscrições: até 04/11 clique em: https://e-campo.sede.embrapa.br/curso/curso-de-elaboracao-de-espumantes
Carga horária: 16 horas
Investimento: R$ 350,00
Período de Inscrição: até 04/11/2024
Período de Realização: 04/11/ a 29/11
Mais Informações: WhatsApp: (54) 3455-8082 - E-mail: [email protected]
*Viviane Zanella/Jornalista / Assessoria de imprensa - Embrapa Uva e Vinho - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Bento Gonçalves/RS - [email protected]
Telefone: (54) 991-42-4930 | www.embrapa.br/uva-e-vinho | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa