A Fruit Attraction 2025 celebra sua maior edição de sua história e consolida sua posição como líder mundial

O segmento internacional está apresentando um crescimento significativo. Este ano, representa mais de 47% do público total da feira, com 1.418 empresas

27/09/2025 16:01
A Fruit Attraction 2025 celebra sua maior edição de sua história e consolida sua posição como líder mundial

De 30 de setembro a 2 de outubro, a Fruit Attraction 2025, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, com a Andaluzia como patrocinador principal, celebrará sua 17ª edição, consolidando sua posição como o principal evento mundial de comercialização de frutas e vegetais.

Com a participação de 2.460 empresas expositoras de 64 países, o que representa um crescimento de 8,4% em relação a 2024, mais de 78.000 metros quadrados de superfície (+10% em relação à última edição) e a expectativa de público de mais de 120.000 profissionais de 150 países, a feira se reafirma como um motor estratégico de negócios, inovação e projeção internacional

A feira que está crescendo fortemente na Europa - A Fruit Attraction 2025 está crescendo de forma constante e ocupará 10 pavilhões da IFEMA MADRID (3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 14), organizados por região e setor para otimizar a experiência de expositores e visitantes.

A Área de Produtos Frescos representará mais uma vez quase 70% da feira, confirmando sua importância estratégica dentro da oferta global. Paralelamente, a Área de Indústria Auxiliar terá presença de destaque, assim como a Fresh Food Logistics, um espaço dedicado à cadeia fria e soluções logísticas de produtos frescos.

Por sua vez, a Área InnovaETech, que inclui a Biotech Attraction e a Smart Agro, experimenta um crescimento significativo neste ano, com um aumento de 31% em relação a 2024, reforçando o seu papel como epicentro da inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico aplicado ao setor.

Dos 2.460 expositores, a feira soma 323 novas empresas este ano, confirmando seu dinamismo e atratividade . A participação nacional representa 52% da feira. A força significativa da Espanha como líder mundial no mercado de frutas e hortaliças é evidente em sua representatividade, com a presença de todas as comunidades autônomas produtoras de frutas e hortaliças do país.

O segmento internacional está apresentando um crescimento significativo. Este ano, representa mais de 47% do público total da feira, com 1.418 empresas. Quatorze novos países se juntam ao evento: Argélia, El Salvador, Etiópia, Geórgia, Hungria, Malta, Jordânia, Maurício, Senegal, Sérvia, Uganda, Uzbequistão, Vietnã e Zimbábue. 

O cenário perfeito para expansão internacional - Um dos principais objetivos da Fruit Attraction é fornecer uma plataforma para expansão e promoção internacional. Para isso, a IFEMA MADRID, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, o ICEX e a FEPEX, está reativando o Programa de Compradores Internacionais, convidando quase 700 compradores de 67 países.

Somam-se a isso os "Países Importadores Convidados", com Malásia e México como destaques desta edição. Com isso, a Fruit Attraction abrirá e fomentará um caminho para as relações comerciais com esses mercados, apoiado por uma programação completa de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B.

Por outro lado, o tomate será o produto estrela desta edição, com um programa de atividades focado em seu valor nutricional, impacto econômico e geopolítica do comércio internacional.

A feira oferece uma  programação completa de atividades. O Fruit Forum da Timac Agro sediará conferências como a Grape Attraction e a Biotech Attraction. A estas se juntarão outras conferências, como o Biofruit Congress, o Fresh Food Logistics The Summit e outras apresentações interessantes.

Como de costume, a Factoría Chef, patrocinada pela #alimentosdespaña, oferecerá mais uma vez envolventes  shows de culinária  ao vivo .

Desta vez, o The Innovation Hub, com 50 produtos, será o espaço dedicado à inovação e ao desenvolvimento de negócios no setor. Mais uma vez, a feira sediará o  Innovation Hub Awards , que se tornou um evento fundamental para apoiar o empreendedorismo no setor.

A Fruit Attraction apresentará o Prêmio de Melhor Estande, que reconhece estandes que se destacam por sua criatividade, design e compromisso com a sustentabilidade. Também serão entregues o  15º Prêmio APAE de Jornalismo  e o Prêmio Fruit Attraction, este último dedicado a veículos de comunicação internacionais de reconhecido prestígio no setor de frutas e hortaliças.

A Fruit Attraction 2025 contará novamente com o apoio do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação em sua cerimônia de abertura, que será presidida novamente pelo Ministro Luis Planas. Conta também com o patrocínio da Andaluzia, Região de Múrcia, Veganic Nature, Agrobank, Timac Agro, Únikas e MSC. *Matéria do PortalFruticola - 25/09/2025. 

Com as exportações de frutas em crescimento Abrafrutas se prepara para mais uma participação na Fruit Attraction Madrid - O primeiro semestre de 2025 confirmou a força da fruticultura brasileira no cenário internacional. Entre janeiro e junho, o Brasil exportou mais de 546 mil toneladas de frutas frescas e processadas, um crescimento de 27,17% em volume e 12,58% em valor em comparação ao mesmo período de 2024, alcançando a marca de US$ 583 milhões em faturamento.

Esses resultados refletem também o trabalho realizado pelo Projeto Frutas do Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem promovido as frutas brasileiras em feiras, missões comerciais e ações estratégicas nos principais mercados internacionais.

Frutas como melão, manga, uva, limão, melancia e banana puxaram os números, com destaque para o crescimento superior a 75% da melancia, 97% da banana e 106% da uva.

Nos últimos anos, o setor conquistou o acesso a novos mercados internacionais para frutas como uva, mamão, avocado e cítricos, entre eles Chile, Índia, Japão, Costa Rica e China. Essa diversificação tem sido estratégica para reduzir a dependência de poucos destinos.

Entretanto, o setor também enfrenta desafios importantes, a exemplo do chamado ?tarifaço? dos Estados Unidos, que elevou a tarifa de importação de frutas frescas brasileiras para 50%. A medida trouxe preocupação ao setor e exige ainda mais estratégia de negociação e busca por novos mercados consumidores.

É nesse cenário de avanços e desafios que a Abrafrutas confirma sua participação em mais uma edição da Fruit Attraction Madrid 2025, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, um dos maiores eventos mundiais da fruticultura. ?O desempenho no primeiro semestre mostra o esforço dos produtores brasileiros em superar desafios e conquistar novos mercados. Estar presente na Fruit Attraction é reafirmar o potencial da nossa fruticultura e negociar para que o Brasil conquiste ainda mais espaço no mundo?, destacou Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas.

O Brasil no centro do mundo - Durante a Fruit Attraction Madrid, no dia 30 de setembro de 2025, às 15h30, será realizado o anúncio oficial da terceira edição da Fruit Attraction São Paulo, marcada para março de 2026. A apresentação acontecerá no Fruit Next 4 Forum ? Pavilhão 4 e contará com a participação do presidente da Abrafrutas.

O sucesso das duas primeiras edições em São Paulo, segundo Guilherme Coelho confirmou a importância do Brasil no mercado internacional da fruticultura. ?Graças ao trabalho de promoção realizado pela Abrafrutas, a edição da feira realizada no Brasil, consolidou-se e tem atraído grande público e gerando expressivos negócios?, disse.

Potencial e impacto da fruticultura - A fruticultura é uma das atividades que mais geram emprego e desenvolvimento social no campo. O setor é responsável por milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, promove inovação tecnológica e garante renda para produtores em todas as regiões do Brasil.

Representante do setor, a Abrafrutas atua na defesa dos interesses da cadeia produtiva, na promoção internacional e na abertura de novos mercados, sempre valorizando o trabalho do produtor brasileiro.

Sobre o Frutas do Brasil - A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Sobre a Abrafrutas - A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Sobre a ApexBrasil - A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. *ABRAFRUTAS.